Igreja no Mundo

Você sabe qual a importância da Basílica de São João de Latrão?

Localizada em Roma, a Basílica de Latrão é considerada a mãe de todas as igrejas católicas no mundo

Neste sábado, 9, a Igreja Católica celebra o dia da dedicação da Basílica de São João de Latrão. De acordo com Pe. Thiago Faccini, assessor do espaço litúrgico da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, essa festa é importante para Igreja Católica, pois a Basílica de Latrão é considerada a mãe de todas as igrejas. “Dentro do catolicismo há um rito em que todas as igrejas podem passar que é de dedicação da paróquia e o seu altar em que o bispo consagra todo aquele espaço a Deus. A Basílica de Latrão passou por esse ritual e, dada a sua importância história para a fé católica, o dia da sua dedicação é celebrado no mundo todo”, explica.

A Basílica de São João de Latrão fica em Roma, na Itália, ela é a igreja mais antiga da cidade e segundo o padre Thiago, ela é uma espécie de catedral de todas as paróquias. “Toda diocese tem uma catedral, que é uma referência de onde está a cátedra do bispo. No caso da Basílica de Latrão, ela é a casa do bispo de Roma, que é o Papa Francisco, sendo assim ela se torna a mãe de todas as igrejas e um sinal de vínculo da fé católica em todo o mundo”, destaca Pe. Thiago.

História

No início do cristianismo, os católicos não tinham um lugar para fazer suas orações, por isso se reuniam uns nas casas dos outros. A Basílica de São João de Latrão é a igreja mais antiga de Roma e por isso também tem uma grande importância histórica para a fé católica: acolheu os cristãos para celebrarem o mistério da Eucaristia.

Ela é uma das quatro basílicas no mundo que tem o título de “maior”. De acordo com Pe. Thiago, esse título tem a ver com a importância da igreja e também porque são igrejas que foram dedicadas aos papas. “Dada a sua questão histórica e porque tem rituais que o papa celebra nessas basílicas anualmente elas recebem esse título”, pontua. As outras basílicas maiores são: Basílica de São Pedro, Basílica de São Paulo Extramuros e Basílica de Santa Maria.

Por isso hoje, vamos celebrar a dedicação da Basílica de São João de Latrão que foi tão importante para o crescimento da fé católica e evangelização de muitos corações.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno