Notícias

Campanha novembro azul incentiva prevenção da saúde dos homens

Devido ao alto índice de casos de câncer de próstata, a campanha foi criada para estimular a prevenção e o diagnóstico precoce

Após a campanha mundial de prevenção do câncer de mama, entramos no chamado “Novembro Azul” uma campanha preventiva para a saúde dos homens. De acordo com o urologista, Dr. Paulo Tadeu Machado, o câncer de próstata é o segundo mais comum no público masculino, perde apenas para os casos de câncer de pele. “A prevenção é essencial para que a cura do câncer de próstata aconteça, pois é uma doença silenciosa que quando causa sintomas é porque já está muito avançada e aí só é possível fazer tratamentos paleativos”, alerta.

O Dr. Paulo Tadeu explica que a próstata é exclusivamente masculino que vai alimentar o sêmen. “Após os 45 anos é normal que este órgão aumente de tamanho e causa alguns desconfortos na hora de urinar, por exemplo. Normalmente, nesses casos se trata de um tumor benigno, pois os casos de câncer são assintomáticos até estarem totalmente instalados”, pontua.

Alguns grupos de homens têm fatores de risco que favorecem o desenvolvimento do câncer de próstata. São eles: a genética (casos de câncer na família), obesidade, cigarro e homens negros. Porém, a doença atinge todos os homens e é sempre preciso atenção.

De acordo com Dr. Paulo, uma das coisas que atrapalham o diagnóstico precoce é o preconceito. “Os homens, em geral, não têm a cultura de irem ao médico com frequência e eles também têm pavor do exame de toque retal. Mas, graças as campanhas e o incentivo das esposas e filhas, o preconceito tem diminuído e mais homens buscam a prevenção”, explica.

Além do exame de toque, o urologista pede um exame de sangue chamado PSA, a biópsia outros exames que se complementam para fechar o diagnóstico. “A cirurgia, a radioterapia e a hormônio-terapia são as principais formas de tratamento e a chance de cura é muito grande quando descoberto no início”, afirma Dr. Paulo.

Por isso, neste “Novembro Azul” vamos alertar os homens sobre a importância de procurar um urologista e se prevenir, principalmente aqueles que já passaram dos 50 anos.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno