Evangelização

Em novo livro, padre reflete ensinamentos de Santo Afonso sobre a confissão

Pe. Luiz Henrique Brandão de Figueiredo lançou, no Santuário Sagrada Família, livro sobre o ministério do confessor

Leitura que edifica e auxilia na missão evangelizadora. Assim é o livro “Acompanhar, Discernir e Integrar – Santo Afonso Maria de Ligório e o ministério do confessor”, de autoria do Pe. Luiz Henrique Brandão de Figueiredo, reitor do Seminário Menor Arquidiocesano São João Paulo II da Arquidiocese de Goiânia. A obra foi lançada no Santuário Sagrada Família, em Goiânia, e já está à disposição no mercado literário brasileiro. 

O livro trata de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, e tem o objetivo de ajudar religiosos no ministério da confissão. A obra resulta de dois anos de estudo em pós-doutorado que o Pe. Luiz Henrique cursou em Roma. Segundo ele, a inspiração veio a partir da orientação do Papa Francisco de que os três verbos presentes no título da obra – acompanhar, discernir e integrar – fossem como uma espécie de atitude pastoral constante da Igreja. 

“Pensando em tornar isso mais concreto, sobretudo para os confessores, resolvi estudar Santo Afonso Maria de Ligório, que é patrono dos moralistas e dos confessores, para que suas ideias pudessem nos ajudar a traduzir esses três verbos do Papa na prática do confessionário”, comentou Pe. Luiz Henrique. 

Além disso, a leitura é acessível e também interessante para leigos que estejam em busca de aprender a se preparar para ajudar a quem precisa em sua comunidade. “A doutrina de Santo Afonso, nesta parte que pesquisei, é dedicada aos confessores, mas, por analogia, este trabalho poderia ajudar pessoas que trabalham no acompanhamento de outras”, explicou.

Este é o caso da comerciante Mônica Moreira dos Santo, que atua em ministérios em sua comunidade. “Decidi adquirir o livro porque já acompanho o Pe. Luiz em algumas formações e tem me ajudado muito. Também decidi porque como faço parte de alguns ministérios, acabamos ouvindo as pessoas. Então é importantíssimo”, complementou.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno