Evangelização

Crisma: o Sacramento da confirmação da fé

Com o objetivo de reafirmar a fé em Deus, a Crisma é uma etapa fundamental na vida de todos os cristãos

A sequência natural de todo cristão é passar pelo Batismo, pela Eucaristia e, em seguida, pela Crisma. Juntos, os três formam os Sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Na Crisma, o objetivo é reafirmar a fé em Deus. É nesta confirmação que o cristão recebe o dom do Espírito Santo para seguir na vida como filho e filha do Divino Pai Eterno.

“É o derramamento do Espírito Santo enviado pelo Pai e pelo Filho sobre aqueles que foram batizados”. Assim define o arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, sobre a Crisma. Para chegar nesse momento, é necessário passar pela Catequese, uma preparação que dura dois anos para adolescentes e um ano para os adultos. Esse período de aprendizado é fundamental para que os cristãos conheçam toda a doutrina da Igreja Católica.

Significados

Dom Washington Cruz acrescenta que a celebração da Crisma tem pontos marcantes. Um deles é quando os crismandos acendem a vela do Círio Pascal e renovam o fogo do Batismo. Outro momento importante é quando o religioso faz o sinal da cruz com o óleo da Crisma na testa deles. “Esse óleo representa a unção do Senhor e nos torna mais intimamente ligados a Ele. Desta forma, somos chamados a nos assemelharmos a Jesus, o Rei do universo”, explica o arcebispo.

Recentemente, a estudante Anna Luísa Borges, de 16 anos, recebeu o Sacramento da Crisma em uma bonita celebração realizada na Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística, em Goiânia. Sempre incentivada dentro de casa, ela confirmou a sua fé e renovou as forças para seguir sua trajetória na Igreja. “É um sentimento de dever cumprido. Algo que esperei muito. Meu coração, hoje, se enche de imensa felicidade por receber Jesus”, diz a jovem, emocionada.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno