Notícias

Novena de Natal reúne famílias e comunidades

A tradicional oração une as pessoas, deixa a celebração do Natal ainda mais especial e converte corações afastados

 

É tempo de Natal. Tempo de celebrar o nascimento do menino Jesus. É a presença daquela sensação de que o nosso Salvador veio de uma forma tão simples para o bem de toda a humanidade.

Para celebrar o período natalino, muitas famílias realizam a Novena. O material que chega aos lares do Brasil todo, vem com o título: Natal em Família. A Novena do Natal existe há 50 anos com objetivo de unir as comunidades e preparar os corações para a chegada do Menino Jesus.

De acordo com o missionário redentorista, Pe. Rafael Vieira, a novena surgiu num ambiente muito bacana que é o das missões populares. “Nessas missões realizadas pelos redentoristas principalmente no interior de São Paulo durante os anos de 1960. Na época, dois padres tiveram a ideia de criar um roteiro com oração, reflexão e também um encaminhamento para a ação durante o tempo do natal. Desde então, pouco a pouco começaram a difundir esta ideia e houve um tempo em que essa novena era distribuída para o país inteiro, chegamos a uma tiragem de três milhões de exemplares. E, é claro, que por ser uma ideia tão boa outras novenas nasceram utilizando o mesmo formato evangelizando assim muitas famílias”, explicou.

Todo ano, um tema especial é escolhido para a novena natalina. O tema de 2019 é: Jesus é a nossa luz. Padre Rafael explica que faz parte dessa oração ser dinâmica. “Queremos destacar o quanto a presença de Jesus pode nos tirar da escuridão nas diversas dimensões da vida”, destaca o padre.

O projeto sempre foi que a novena tivesse um dinamismo, não era para ser uma única novena igual para ser rezada ano após ano. “Se a gente observar bem a espiritualidade do advento, quanto o mistério da encarnação do Verbo, que é o Natal, nós temos possibilidades infinitas de reflexão e buscamos explorar essas reflexões a cada ano”, completou Pe. Rafael.

Novena

Na capela São Geraldo Magela, que fica em Trindade (GO), a comunidade se organizou para celebrar o Natal através da novena. O Adiel Junior, vice-governador da comunidade, participa da paróquia a mais de vinte anos, e ele sabe o quanto é importante reunir os fiéis para esse momento. “Às vezes a principal mensagem do Natal fica esquecida, as pessoas só lembram do Papai Noel, de comprar presentes e festejar, mas aquele real sentido que a celebração do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo acaba ficando esquecido. É também uma forma de interagir na comunidade, na família buscando a união, a paz num mundo tão corrido como é o de hoje”, explicou Adiel.

Os encontros acontecem nas casas das pessoas, e tem um momento de reflexão para trazer fatos da vida real de cada um. E por estarem juntos na casa de um dos integrantes em cada novena, cria-se um clima que ajuda aumentar o sentimento de comunidade. O José Luiz Ferreira é um dos mais antigos da comunidade para ele esta tradição renovou a fé no bairro em que mora. “É um tempo em que as pessoas buscam mais a Deus, parece que elas ficam mais carentes, lembram mais de Jesus. É uma acolhida muito bonita a cada visita e também a oportunidade de trazer mais pessoas para a igreja, pois visitamos casas de muitas famílias que estão afastadas da fé”, afirmou.

O Pe. Rafael Vieira pontua que ideal é que em cada encontro se visite uma família diferente, mas se não for possível, cada família ou comunidade pode se reunir da maneira que puder para fazer as orações. Por isso, busque perto da sua casa um grupo pra participar da novena de Natal. Se não encontrar, crie você a força de vontade para poder montar um. Quem sabe no ano que vem ele estará mais encorpado e com mais integrantes. Para rezar, refletir e agradecer; só depende de cada um nós. “Quando a gente celebra o Natal, a gente celebra este mundo novo que Jesus nos mostra. Quando aceitamos Jesus em nossas vidas e o deixamos conduzir nós aceitamos este mundo novo. Por isso, cada vez mais deixemos o Senhor tomar conta de nossas vidas para conhecermos este mundo de amor e felicidade que Ele nos ensina”, finalizou Pe. Rafael.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno