Notícias

TV Pai Eterno promove acessibilidade com serviço de audiodescrição

Ferramenta permite que deficientes visuais ouçam a descrição detalhada das imagens transmitidas pela TV

Assistir a uma programação na televisão pode ser uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Porém, para os quase sete milhões de brasileiros que sofrem de perda moderada ou severa da visão a tarefa não é tão simples assim. Por isso, um recurso foi criado para acabar com as barreiras que um deficiente visual enfrenta junto à TV, cinema e as várias formas de acesso à cultura: a audiodescrição. E a TV Pai Eterno já conta com a ferramenta para promover o acesso aos devotos que precisam.

“É uma função que existe agora nas TVs para as pessoas que possuem deficiência visual terem uma experiência mais aprofundada em relação a isso, pois geralmente elas só escutam o que a programação tem. A audiodescrição vem para complementar isso, que é transformar a tradução do visual no verbal. Então, nós descrevemos as ações, o cenário, as emoções, expressões faciais, tudo aquilo que vai complementar a experiência do telespectador que está assistindo a programação”, explica a audiodescritora da TV Pai Eterno, Lauriene Rodrigues Moura.

O recurso traz todas as informações que compreendemos visualmente e não estão contidas nos diálogos. A TV Pai Eterno aderiu a este recurso como forma de democratização na missão de evangelizar todas as pessoas. O objetivo é dar a sensação de uma experiência completa ao assistir a programação. “Hoje vivemos em um mundo que tentamos incluir de todas as maneiras todas as pessoas. Para a pessoa que é deficiente visual, eu imagino que ela deve sentir a falta, já que está ouvindo, mas não sabe o que está acontecendo. Que cena é? Então, o áudio da descrição completa isso, possibilita a imaginação do que está acontecendo”, ressalta Lauriene.

Para utilizar a audiodescrição é simples, conforme explica o gerente de engenharia da TV Pai Eterno, Leandro Ovarte. “A audiodescrição é um recurso oferecido para quem tem TV digital. Como cada fabricante de televisão tem um método de acessar o ‘menu’, basicamente é só ir em ‘configuração de áudio’ e em ‘configuração de idioma’ e, no canal 3, sintonizar com a áudio descrição. Quem não tem uma TV digital, mas tem o conversor digital também consegue sintonizar a audiodescrição. Tem até alguns aparelhos de TV mais modernos que com um toque no controle remoto você já consegue passar para a função de audiodescrição”, disse.

Por enquanto, apenas alguns programas da TV Pai Eterno contam com a audiodescrição.  Mas, a emissora está empenhada em garantir a inclusão e, por isso, tem trabalhado muito para promover a acessibilidade. Vale lembrar que este recurso está previsto em Lei Federal desde 1º de julho de 2011, com a portaria 188/2010 do Ministério das Comunicações. 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno