Notícias

Como equilibrar a compra de presentes e a fé no Natal?

Muitas pessoas aproveitam o Natal para presentear as pessoas, saiba como não perder o foco no real sentido da festa

O Natal é uma das datas cristãs que mais propaga o espírito de solidariedade e comunhão. Porém, o consumismo tem crescido cada vez mais nessa época do ano, inclusive é grande a expectativa para as vendas como explica a superintendente executiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Goiânia, Dina Marta Batista. “Este ano nós estamos trazendo boas notícias, depois de alguns períodos de expectativas frustradas. Mas neste ano já tivemos bons resultados na black friday o que indica um crescimento de no mínimo 5% comparado com 2018”, afirma.

Segundo o Papa Francisco, o consumismo  é um vírus que ataca a fé na raiz, porque faz acreditar que a vida depende só do que se tem e Deus fica esquecido. Assim o que deveria marcar a humildade do Pai e Sua vontade de estar próximo de nós se perde nos presentes, roupas novas e artigos natalinos. Por isso antes de ir às compras é preciso saber o limite entre consumismo e necessidade real da compra.

A gerente de atendimento ao consumidor do Procon Goiás, Rafaela Martins, destaca isso. “A gente tem que avaliar durante a compra se temos realmente a necessidade daquele produto, principalmente os adultos que diante de tantos lançamentos tecnológicos não querem perder nenhuma novidade e às vezes acabam deixando compras de necessidades primárias para ficar em dia com o que está na moda ou com o status de uma marca”, alerta.

Planejamento

Para não ficar endividado, o melhor é colocar todas as contas em dia. E sempre conhecer os próprios direitos. “Se você recebeu o fgts, o décimo terceiro foque em pagar suas dívidas, se sobrar um pouquinho faça sua compra à vista, faça um bom planejamento de gastos para não iniciar o novo ano já devendo“, aconselha Dina Marta Batista.

Os presentes e a festa fazem parte por ser um tempo de verdadeira alegria, mas que precisa ser entendida, para não perder o foco. Afinal, o Natal, como todos sabem, é a celebração do nascimento de Jesus, Aquele que veio ao mundo para salvar a todos nós.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno