Notícias

Você sabe por que a Igreja celebra o Dia dos Santos Inocentes?

Neste sábado, 28, lembramos aqueles que deram a vida para que Jesus pudesse cumprir sua missão

A celebração do Dia dos Santos Inocentes é uma tradição da Igreja Católica instituída pelo Papa São Pio V, com o intuito de ajudar os católicos a viverem com mais profundidade o tempo da Oitava de Natal. Segundo o missionário redentorista, Pe. Carlos de Oliveira, este dia diz respeito aos meninos assassinados no evento bíblico que ficou conhecido como Massacre dos Inocentes. “No Evangelho de São Mateus (2,13-18) é relatado que Herodes decide eliminar as crianças da região onde nascera o Messias, visando tirar do seu caminho tudo que pudesse colocar em risco a segurança de seu reino”, explica o religioso.

Pe. Carlos também lembra que o Massacre dos Inocentes é o cumprimento de uma das mais antigas profecias, revelada pelo profeta Jeremias de que Raquel choraria a morte de seus filhos quando o Filho de Deus nascesse.

Para a Igreja Católica, este sábado, 28, é dia de rememorar estes pequeninos, que deram sua vida, e se tornaram os “santos inocentes” venerados pelo Povo de Deus. “Eles tiveram suas vidas tiradas sem nem mesmo poderem confessar sua crença em Jesus”, destaca Pe. Carlos.

A liturgia ensinada no Dia dos Santos Inocentes ensina que, apesar da dor, o amor sempre vence, pois Deus é amor. Além disso, a liturgia convida a perceber quantos inocentes são perseguidos nos dias de hoje, principalmente as crianças vítimas do descaso, da fome, dos abusos, do aborto e de maus tratos. “Todos nós sabemos que a fé tem a ver com a liturgia com a vida vivida e Deus é quem nos dá a vida! Então, a morte brutal dos inocentes num ato terrível e bruta, encontra solução em Deus. Hoje esses inocentes gozam a glória de Deus do Céu. Que nossa fé se levante para a defesa da vida em todas as situações”, finaliza o sacerdote.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno