Notícias

Retrospectiva: O crescimento da devoção nos últimos dez anos

O trabalho realizado pela Afipe na última década permitiu que ainda mais corações encontrassem o amor do Divino Pai Eterno

2019 chega ao fim e marca não somente o encerramento de um ano, mas, de uma década que teve início em 2010 e deixou muitas memórias especiais. Algumas, com a sensação de dever cumprido. Outras, com a certeza de que muito ainda será feito. É assim com as ações propostas e realizadas pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe) e pelo Santuário Basílica do Divino Pai Eterno junto aos Missionário Redentoristas da Província de Goiás.

Ao logo dos últimos dez anos, o trabalho realizado fortaleceu a devoção ao Divino Pai Eterno, que cresceu e se consolidou. Milhares de fiéis de todos os cantos do Brasil foram alcançados e, hoje, fazem parte desta família de amor. E são eles também que colaboram para que o amor do Pai Eterno continue se espalhando. A fé e devoção foram os pilares de todo esse trabalho. Foi pela fé que os devotos buscaram a presença do Pai Eterno, ultrapassando qualquer barreira para receber a bênção de Deus Pai.

Agora, vamos fazer uma retrospectiva para relembrar momentos e projetos marcantes para devoção ao Divino Pai Eterno.

Romaria de Trindade

Sem dúvida, podemos começar falando sobre a Romaria do Divino Pai Eterno. Desde o seu surgimento, a Festa tem acompanhado o crescimento da devoção e também da cidade de Trindade. E, na última década, com o trabalho de evangelização realizado pela Afipe e o apoio dos devotos associados, o número de romeiros alavancou e o evento que era apenas regional, tornou-se conhecido em todos os cantos do Brasil e até mesmo fora dele.

Ao longo dos últimos dez anos, mais de 25 milhões de pessoas passaram por Trindade durante os dez dias da Festa. O evento religioso se tornou uma tradição centenária que começou com o casal Constantino e Ana Rosa e segue por gerações de forma sólida e fiel há quase 180 anos. Hoje, é o segundo maior do Brasil e o maior do mundo dedicado à devoção ao Divino Pai Eterno. Somente em 2019, foram 3,2 milhões de pessoas que participaram da Festa de Trindade. “A Romaria do Divino Pai Eterno nos proporciona momentos de oração, reflexão e aproximação com Deus, a nossa fé é fortalecida para que nossa caminhada seja contínua. É uma forma de proclamar e reavivar a fé vivenciada pelo povo e fundamentada no amor de Deus”, ressalta Pe. Robson.

Visita da Imagem

As Visitas da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno são uma das ações que merecem destaque. Elas começaram em 2008, foram feitas algumas em 2009. Mas, foi a partir de 2010 que a ação se tornou concreta e, então, todo o Brasil passou a receber a Vista da Imagem Peregrina.

O projeto consiste em uma celebração especial presidida pelo presidente-fundador da Afipe e reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, o Missionário Redentorista, Pe. Robson de Oliveira. É ele quem conduz e faz a entronização da Imagem do Divino Pai Eterno que sempre fica na cidade que a acolhe, como sinal de que as bênçãos do Pai Eterno alcançaram aquele lugar. “É muito bonito ver a fé do povo e é isso que nos move a querer evangelizar mais e mais pessoas. A Visita da Imagem Peregrina nos permite possibilitar que pessoas que estão distantes de Trindade, e até mesmo da presença de Deus, tenham a graça de experimentar e vivenciar verdadeiramente do amor do Pai Eterno em suas vidas”, destaca Pe. Robson.

Ao longo desses anos, 189 visitas foram realizadas. A Imagem Peregrina visitou o povo brasileiro de Norte a Sul e deve seguir sua jornada nos próximos anos levando ainda mais fé e devoção a seus filhos e filhas.

Novo Santuário

Outra ação que merece destaque ao longo desses últimos dez anos, foi a construção do Novo Santuário, em Trindade. Com o crescimento da devoção em todo Brasil, foi necessário pensar em um local para acolher melhor os romeiros do Divino Pai Eterno. Com isso, no ano de 2010, o Pe. Robson anunciou a construção apresentando o terreno e colocando ali o cruzeiro que indicaria a construção de um novo templo.

Mas, foi em 2011, que aconteceu o momento mais marcante. Durante a Romaria do Divino Pai Eterno, foi realizado o lançamento da Pedra Fundamental. A emoção tomou conta de todos que estavam presentes. No ano seguinte, 2012, a construção teve início e, de lá pra cá, com muito trabalho, oração e a colaboração dos devotos associados à Afipe, dia após dias, vem tomando forma.

“O apoio dos devotos é a força fundamental que nos anima a superar as dificuldades. É, de fato, um trabalho de formiguinha, em que cada um coopera como pode, oferecendo aquilo que possui de melhor para Deus. Os benefícios já podem ser vistos a cada visita ao terreno da construção, a partir de um espaço litúrgico e devocional, edificado no reconhecimento da dignidade que compete aos romeiros. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas, com as bênçãos do Divino Pai Eterno, estamos evoluindo a cada dia que passa, para que, em breve, possamos ver esse sonho concretizado”, afirma o presidente-fundador da Afipe.

Novena Internacional

O trabalho de evangelização que a Afipe realizou pelos meios de comunicação na última década permitiu ainda que os devotos do Divino Pai Eterno conhecessem devoções existentes fora do Brasil com o projeto das Novenas Internacionais. Segundo o Pe. Robson de Oliveira, “é uma forma de mostrar que, assim como aqui em Trindade, onde recebemos pessoas de tantos lugares do Brasil e até fora dele, existem outros lugares no mundo que também vivenciam e manifestam sua fé de maneira intensa”.

As Novenas Internacionais são rezadas por Pe. Robson em locais escolhidos de acordo com a religiosidade e histórias relacionadas à vida de alguns santos, ou ainda às aparições e milagres relatados por fiéis. Nesse período, já foram rezadas na Itália; Portugal; Espanha; México; França; Terra Santa e Polônia. Os momentos de oração representam uma fervorosa corrente de oração, reflexão e súplicas às bênçãos do Divino Pai Eterno, a quem todas as devoções se convergem.

TV Pai Eterno

Para terminar a retrospectiva dos últimos dez anos, vamos relembrar o surgimento da TV Pai Eterno, diante do crescimento expressivo da devoção ao longo dos anos por consequência de todas estas ações, em 2019, a Afipe lançou essa novidade. Uma emissora 100% católica que nasceu no Centro-Oeste do Brasil e tem transmissão em rede nacional. “Com a graça de Deus e a colaboração de todos os associados, que são devotos evangelizadores, conseguimos dar este novo passo, expandindo e aprimorando o árduo trabalho que já era realizado para um ambiente que é só nosso, com o objetivo unir e evangelizar os brasileiros, por meio do amor e a devoção ao Divino Pai Eterno”, diz o sacerdote que idealizou a emissora.

A inauguração da TV Pai Eterno foi em maio de 2019. A proposta é oferecer 24 horas de programação, com uma grade voltada para toda a família. A grade tem transmissão de Missas e Novenas, direto do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO) e vários outros conteúdos que seguem a temática cristã, segundo o espírito e a orientação da Igreja Católica.

O sinal aberto da TV Pai Eterno está disponível para cerca de 1800 cidades, atingindo mais de 105 milhões de pessoas. A emissora também pode ser sintonizada via parabólica, nacionalmente e internacionalmente. No Brasil, ainda existe a opção de acessar o canal nas principais operadoras de TV por assinatura: Net, Sky, Vivo, Oi, Claro e Algas Telecom.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
5 Cometários
  • marcio cristino de Andrade
    31/12/2019 - 09:08:52

    cada dia o pai eterno e Maior e cada minha Vida juntos A nossa senhora
    r

  • Rose de Menezes Maia
    2/1/2020 - 16:40:16

    Em Junho de 2019 estive acamada por 30 dias com peneumonia e fiquei em casa por ordens médicas. Foi quando conheci e me apaixonei pela emissora Divino Pai Eterno. Fui evangelizada dia a dia pelo Padre Robson e hoje acredito que Deus providenciou dessa forma para me chamar. Hoje faço parte da família AFIPE, e em 2020 irei participar da festa dos Romeiros para agradecer pessoalmente ao Padre Robson.

    • Pollyana Reis
      3/1/2020 - 13:48:15

      Amém, Rose! É uma grande bênção ter você com a gente nesta família de amor. Que o Pai Eterno abençoe você abundantemente e também a recuperação de sua saúde!

  • Marina Resena Zgoda
    5/1/2020 - 17:47:44

    só posso parabenizar Padre Robson de Oliveira pelo empenho nesse trabalho. Mesmo auxiliado por um boa equipe, reconheço que não é fácil.
    Parabéns Padre Robson de Oliveira!

  • VALDEMAR FRANCISCO BARBOSA
    7/1/2020 - 07:07:23

    As novenas e devoção ao DIVINO PAI ETERNO foi um marco em minha vida que me deu muitas graças e bençãos, melhorou a minha fé cristã. Até gostaria que se possível me enviassem a data da minha filiação na AFIPE. Sentiria mais honrado e agradecido com a sua atenção. obrigado PAZ E BEM.,

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS






    Baixe o aplicativo Pai Eterno

    Google Play
    App Store