Culinária

Receita doce: Bolo de Reis

Aprenda fazer essa receita especial

Bolo de Reis

Ingredientes:

350 gramas de farinha de trigo
200 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar mascavo
4 ovos
80 gramas de amêndoa laminada
80 gramas de frutas cristalizadas
80 gramas de uva passas preta
50 ml de conhaque
10 gramas de fermento em pó
5 gramas de canela em pó
modo de preparo

Coloque as uvas-passas numa tigela e regue com o conhaque. Deixe de molho enquanto prepara os outros ingredientes.  Reserve.

Sobre uma tigela, passe a farinha de trigo por uma peneira. Junte o fermento, a canela e as amêndoas picadas. Misture bem.  Na tigela da batedeira, coloque a manteiga e bata com a pá por cerca de 2 minutos, até ficar cremosa. Acrescente o açúcar e bata em velocidade média por cerca de 10 minutos, até formar um creme fofo. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e junte ao creme, batendo bem entre cada adição para incorporar.

Acrescente a mistura de secos em etapas e bata a cada adição apenas para misturar. Desligue e desencaixe a tigela da batedeira.  Sobre uma tigela, passe as uvas-passas por uma peneira e reserve o conhaque. Junte as uvas-passas à massa do bolo, adicione as frutas cristalizadas e misture delicadamente com uma espátula.

Transfira a massa para a fôrma untada e bata delicadamente sobre a bancada para nivelar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos. Para saber se o bolo está assado, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está pronto; caso contrário deixe assar por mais alguns minutos.  Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por pelo menos 15 minutos. Desenforme e pincele toda a superfície do bolo com o conhaque reservado – o bolo morno absorve o conhaque e fica úmido e perfumado.

Espere o bolo esfriar para decorar com o glacê e as frutas.

Veja também a receita da panelinha de costelinha de porco, desta segunda-feira,06/01.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno