Notícias

Sacramento da Ordem: Um chamado a serviço de Cristo

Saiba mais sobre a missão de ser a pessoa de Cristo no meio da comunidade

O Sacramento da Ordem é uma missão confiada por Cristo a seus apóstolos e exercida pela igreja, a fim de repassar os ensinamentos de Jesus aos seres humanos. Quem recebe o dom da ordenação sacerdotal, recebe também a autoridade perante a Igreja Maior para manter viva a obra redentora de Cristo.

O Sacramento da Ordem possui três graus: diaconal, presbiteral e episcopal. Por meio dele, a missão confiada por Cristo aos apóstolos continua sendo exercida na Igreja, e é por isso que é considerado um sacramento de serviço. “O ordenando se torna um cristão batizado capaz de agir na pessoa de Cristo”, diz o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz.

Segundo o pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goiânia (GO), Pe. Reginaldo Marinho, o sacerdote é aquele que se configura a Cristo. “É o homem do sacrifício, aquele que faz a ponte entre Deus e os homens. Temos a dimensão da diaconia que é o serviço, a presbiteral e a episcopal, que é a plenitude, a representação da pessoa dos apóstolos vivos entre nós. Onde está o bispo, está a igreja. Papa Francisco hoje é o nosso apóstolo Pedro’, explica.

O padre explica ainda que para se tornar um sacerdote é preciso ser do sexo masculino e passar por formação dentro da Igreja. “A carta aos hebreus fala que todo sacerdote é chamado por Deus. Ele é o rosto do povo e diante de Deus, ele recebe o espirito de Deus e passa por um processo formativo. O candidato tem um acompanhamento de um instituto, como exemplo os redentoristas. Dai, passa por um processo de formação. Neste processo, você faz estudos específicos, de oração, passa também por estudos filosóficos e teológicos para entender o homem e a dimensão de Deus”, esclarece.

Chamado para o dom sacerdotal

Se tornar sacerdote é uma vocação. O chamado de Deus se manifesta e a pessoa é chamada a ser pessoa de Cristo no meio da comunidade. E foi isso que aconteceu com padre Géster de Sousa Cabral, ordenado recentemente e que hoje, já vivencia seu chamado. “Pra mim, ser sacerdote é estar a serviço do povo, e exercer isso com responsabilidade. Se fizermos isso de forma responsável atendendo esse chamado, nos tornamos de certa forma, mais santos”, diz.

Fonte: Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno