Evangelização

Como você vivencia sua fé?

Saiba mais sobre esta virtude teologal que sustenta e dá forças para o enfrentamento das dificuldades diárias

Fé, uma palavra tão pequena, mas com um significado ímpar e grandioso. Mas, o que significa a fé para cada pessoa? Como cada um vivencia a fé em sua vida, no seu dia a dia? Para o professor Luiz Carlos Souza, quando ele pensa no significado de fé, só pensa em Jesus Cristo. “Penso na minha caminhada rumo a Jesus Cristo, a Nossa Senhora. É aquele sentimento de força para seguir em frente, é a fé que nos dá embasamento para seguirmos na vida acreditando em algo maior, é aquilo que nos dá força para vencer as adversidades do dia a dia”, disse.

Já publicitário Jackson Veloso conta que sua vida foi salva pela fé. “Eu estava na fila para um transplante de coração, passei um ano dentro de um hospital. Agora, eu estou melhor do que eu estava antes da doença. Superei, graças à fé. Eu tinha aceitado no meu interior que se fosse a hora de ir embora, não seria problema. No entanto, a fé me moveu e me deu a certeza da vida. Então, eu acredito que a fé move as coisas, coloca as coisas no trilho e por mais que temos dificuldades, temos que acreditar. Eu posso dizer que eu saí da fila de transplante pela fé”, relatou.

A Ir. Lucilda Borges Cantuária, franciscana da Mãe Dolorosa, explica que a fé é uma virtude teologal. “As outras virtudes dependem muito de nós e a fé não. Porque ela é uma virtude teologal. É porque nós a recebemos de Deus, ela é uma graça. Então, temos que ver tudo com os olhos da fé. É uma graça de Deus e nós vamos cultivando a fé no dia a dia. Ontem mesmo, tive uma experiência que foi o seguinte: precisei  procurar a emergência odontológica e, chegando lá, não tinha espaço para estacionar o carro. Logo, me veio esse pensamento porque chegou um rapaz e disse que eu teria que deixar a chave do carro. Eu pensei, temi isso. E, neste momento, eu comecei a refletir sobre a fé. Porque é uma coisa que vivemos no dia a dia e, muitas vezes, somos chamados a colocar a fé em prática por pessoas que nem conhecemos. Sendo assim, eu deixei a chave e confiei. Foi um ato de fé! Fiquei pensando depois: Se a gente acredita nas pessoas, como não acreditar em Deus?”, contou.

Diante disso, a irmã destacou a diferença em ter fé em Deus e fé nas pessoas: “A fé em Deus é eu acreditar que Ele está comigo, me amou, me criou e pensou em mim desde o início. Por isso, Ele é o Criador. Ele me criando, querendo ou não sou chamada a ter certa afinidade com Ele, sendo convidada a me entregar a Ele, sabendo que Ele quer o melhor para mim. E a fé nas pessoas, eu sou convidada a acreditar nas pessoas e eu sei que somos humanos e limitados. Às vezes, encontramos entraves na vida, mas devemos confiar que Ele está fazendo o melhor para mim”, completou.

De acordo com Pe. Welinton Silva, Missionário Redentorista, a fé é abandonar-se nas mãos de Deus. “Este é um desafio diário, pois diante das coisas que nós temos, vivemos, tudo é muito imediato, basta pagar, comprar, ir ao supermercado e podemos ter tudo, mas parece que antes nós tínhamos mais fé e hoje, com o imediatismo das coisas vamos deixando a fé de lado”, comentou. A irmã completou: “Para não perdemos o sentimento de fé, devemos nos entregar nas mãos de Deus, colocar-nos em oração e cultivar as nossas devoções, o que rezamos no dia a dia. No nosso mundo imediatista, às vezes, pensamos que porque estamos dentro da igreja, rezamos regularmente, confessamos, mas não é só por isso que estamos livres de problemas, tribulações. Então, é preciso ter fé, acreditar e se entregar nas mãos de Deus. Assim como a maioria dos santos passaram por problemas, acreditaram, confiaram e foram santificados. Então, nos somos convidados no nosso dia a dia, mesmo na correria, a olhar além de tudo, acreditar em Deus, nas pessoas e sentir a fé. Pois, não vemos a fé, mas sentimos”, pontuou Ir. Lucilda.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno