Evangelização

Qual a importância da catequese?

Religioso destaca o quanto essa fase é essencial para a vida cristã

“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã”. Assim é definida a catequese pelo Papa João Paulo II. Seu pensamento reflete a importância dessa fase na vida de todo cristão, já que são trabalhados relevantes valores ligados à fé.

O coordenador de Catequese e Iniciação Cristã da Arquidiocese de Goiânia, Pe. André Victor Secundino, reforça as palavras do Santo Papa e define a catequese como um “aprofundar, depois do início de uma apresentação inicial sobre Jesus Cristo, sobre quem é Ele, quem é a Igreja e como deve se comportar o ser humano”.

Ele acrescenta que, para fazer catequese, não há limitações de idade, mas é bom que seja iniciada logo na fase infantil, com a família. “É importante que a criança se atente ao costume dos pais de rezar e, a partir disso, sobre a importância da fé. Até os sete anos, ela está formando todos os conceitos que servirão para toda a vida. Por isso, é válido já aprender sobre esses fundamentos verdadeiros e universais que a fé nos garante”, explica Secundino.

O religioso ainda destaca que a catequese para adultos tem uma característica mais peculiar, porque tem um princípio voluntário, ou seja, parte da própria pessoa, não dos pais. Ele finaliza com uma importante dica aos cristãos: “A catequese não tem idade e também não se encerra, não é um período para receber o Sacramento. É contínua. Não deixem para depois. Aqueles que já fizeram o Sacramento, continuem. É importante para a nossa vida, para a sociedade, para a humanidade”.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store