Evangelização

Você sabe o que são Sacramentais?

Muito mais que simples objetos usados no cotidiano, eles materializam a ação de Deus na vida do homem

Apesar de muitos confundirem os Sacramentais com os Sacramentos, é bom lembrar que são coisas bem diferentes. Esses últimos são instituídos pelo próprio Cristo (Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio), já os Sacramentais são os sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos Sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida, conforme explica o Catecismo da Igreja.

Água benta, medalhas, crucifixos, rosário, escapulário. Tudo isso são Sacramentais e têm como objetivo consagrar a vida do homem a Deus e também o seu ambiente de vida para que ele esteja livre dos perigos. “Eles se alicerçam em três pilares: no magistério, nas sagradas escrituras e na tradição da Igreja. A partir desse tripé, entendemos a importância de instituir os Sacramentais como sinais sagrados, sensíveis e visíveis da ação divina entre nós”, pontua o Pe. Carlos Gomes, pároco da Catedral Metropolitana em Goiânia.

Exemplos de Sacramentais

Ele destaca que os Sacramentais não devem ser vistos como amuletos ou um simples objetos que dão sorte. “Devemos ter todo o respeito ao lidar com eles, já que materializam a ação de Deus na vida do homem”, acrescenta. Entre os Sacramentais mais conhecidos, o religioso lembra da água benta, tão popular entre os cristãos. “Ela é extremamente importante na Igreja, pois faz memória ao próprio Batismo do Senhor e tradicionalmente serve como purificação”.

Outro exemplo citado por ele e que muitas vezes é usado por pura vaidade é o escapulário. “Esse objeto, que carrega as imagens de Nossa Senhora do Carmo e do Sagrado Coração de Jesus, traz uma riqueza espiritual imensa. É algo muito maior que uma joia decorativa,  é um símbolo de proteção e representa a nossa fé perante Jesus Cristo e Nossa Senhora”, finaliza Pe. Carlos Gomes.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
3 Cometários
  • Marco Lima
    22/2/2022 - 09:03:55

    Obrigado pelos esclarecimentos!

  • Francisco
    24/8/2022 - 12:27:51

    Explicações sensacionais! Gostei muito do ensinamento! Gostaria de receber mais instruções sobre o sacramentos e etc. Vai me ajudar muito em minha caminhada.

  • Givaldo Dantas da Silva
    7/2/2023 - 14:50:54

    Muito bom, tirei essa dúvida entre Sacramentos e Sacramentais. Obrigado!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno