Notícias

Padre tira dúvidas sobre como se comportar na igreja

Pe. José Luiz da Silva esclarece sobre conduta do cristão ao entrar na igreja e durante as celebrações. Confira!

Ir à igreja é se colocar em sintonia maior com o Pai Eterno, ouvir Sua voz, receber forças para os momentos mais difíceis e buscar melhoria nas atitudes para viver uma vida em santidade. Por isso, é preciso saber como se portar em sinal de respeito. Segundo esclarece o Pe. José Luiz da Silva, reitor do Seminário São João Maria Vianney, o silêncio é fundamental. “A igreja é um local sagrado da manifestação de Deus. Nesse espaço, eu me coloco em silêncio para ouvir o que Ele tem a dizer”, afirma.

A Casa do Pai é a porta do céu, na Terra, para nós cristãos. Por isso, ele ressalta a importância de se fazer o Sinal da Cruz. “Quando chegamos no templo, é preciso saber que é a Casa de Deus. Portanto, é importante cumprimentar o Dono da Casa com o Sinal da Santa Cruz, que é um símbolo dos cristãos católicos”, comenta. 

No altar, é recomendado que o devoto faça “uma reverência simples no altar, como inclinar a cabeça”, esclarece o sacerdote. Já após a Comunhão, é comum as pessoas irem para a frente do Sacrário ou para a capela do Santíssimo. “Respeitamos a vida espiritual dos nossos irmãos que assim fazem, mas a forma correta é voltar ao seu lugar, uma vez que o Senhor já está em você”, comenta.

Pe. José Luiz da Silva

E quanto a roupa? Será que todos estão preparados para ir a Casa do Pai? Afinal, os católicos são convidados a participar da Eucaristia vestidos adequadamente. “Uma vida de conversão sincera não passa pela roupa, mas sim pelo coração. Porém, o coração vai determinar a pessoa que eu sou e a que eu posso ser. Portanto, é importante estar atento a roupa pois estamos em um lugar sagrado de reverência. Por exemplo, quando uma pessoa que usa boné ou chapéu entra no templo e tem o gesto de tirar, já está prestando um culto de devoção ao Rei dos Reis”, exemplifica o Pe. José Luiz.

A Palavra de Deus nos fornece inúmeros exemplos para nossa vida cristã, por isso a conduta de cada um de nós deve refletir a de uma pessoa transformada pelo o Espírito Santo. De acordo com o Pe. José Luiz, o bom comportamento inclui o consumo de alimentos. “Na igreja, a única refeição sagrada é a Eucaristia, a mesa do Senhor”, ressalta. Ele também esclarece que a Igreja nos pede que para a Comunhão tenhamos, no mínimo, uma hora de jejum eucarístico.

Em síntese, no templo, todo o comportamento do cristão deve ser de respeito. Por exemplo, se a celebração está em andamento ficar conversando com os irmãos mostra desinteresse. É preciso ter sempre o comportamento guiado pela devoção e amor ao Pai Eterno. 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno