Notícias

Você conhece a vocação monástica?

Essa vocação é marcada pela simplicidade e pelo acolhimento daqueles que precisam

Um chamado de Deus para uma missão inteiramente voltada a Ele e baseada na simplicidade, cuja clausura não é tão radical como a papal, já que as saídas dos mosteiros são permitidas por motivos justos. Assim pode ser entendida a vocação monástica. Pautada pelo carisma beneditino, ela prega a hospitalidade a quem precisar e está sempre aberta a ajudar o próximo.

“Recebi o chamado de Deus quando tinha 17 anos. Sou de uma cidade do interior mineiro e sempre participava das atividades da igreja. Resolvi entrar para a Legião de Maria e surgiu o desejo de pertencer somente a Deus. Assim, fui chamada à vida religiosa e, hoje, tenho a alegria de seguir a vocação monástica”, diz a madre Ângela Nunes das Naves, prioresa do Mosteiro Mãe de Deus, em Goiânia (GO).

O monge busca a Deus em um contínuo processo de conversão no dia a dia de sua vida comunitária. Eles não fogem do mundo, mas se afastam, renunciando a si mesmo e aos bens que poderiam ter nesta terra para seguir a Cristo. A Ir. Beneditina Rosalina Silva também faz parte do Mosteiro Mãe de Deus e fala sobre como é estar nesse lugar marcado pela fé e pela vida inteiramente dedicada ao Pai.

“Vivemos de maneira simples, sempre em oração e conexão com a Igreja. Nós também nos dedicamos às pessoas que nos procuram em busca de apoio, seja ele material ou espiritual. Diferente da clausura papal, por exemplo, podemos sair para fazer o que for necessário e receber visitas, desde que haja a permissão da nossa superiora”, diz a religiosa.

Ela acrescenta que esse acolhimento é fruto do carisma beneditino e que todas estão abertas a receber e a ouvir quem precisa. “Vivemos em busca da santidade, mas também consideramos importante a interação com nossos irmãos. É uma forma de aconselhá-los e mostrá-los o quão grande é o amor de Deus por cada um de nós”, finaliza.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno