Culinária

Obras Sociais Redentoristas comemoram carnaval

Assistidos e educadores se divertem ao som das antigas marchinhas

Ao som das famosas marchinhas, os assistidos das Obras Sociais Redentoristas se preparam para a primeira data comemorativa do ano, o carnaval. Além de ser um momento de descontração, a festa também é uma ação que busca resgatar a cultura brasileira. “Apesar de ser uma festa de origem pagã inicialmente, ela foi incorporada ao cristianismo como essa despedida da carne em preparação aos 40 dias da quaresma. E a gente explica isso para as crianças, fazemos essa evangelização explicando como acontece o ano litúrgico. Além disso, buscamos retomar a tradição das marchinhas carnavalescas fazendo o bloco com as crianças”, explica a coordenadora do complexo Cespe/Cecam, Flaviana Ireneu.

Os preparativos começam na semana que antecede o carnaval. Assim eles podem decorar as máscaras e aprender sobre a tradição desta festa. Eu ganhei a minha e claro que não vou perder a oportunidade de participar. “Durante toda semana que antecede o carnaval nós fazemos atividades apresentando a história da festa, pinturas de máscara, pinturas de rosto, aprender as letras das músicas e, por último, o dia da festa em que as crianças saem da rotina e festejam”, pontua a coordenadora.

Por lá as crianças aprendem que o Carnaval é tradicionalmente uma festa, mas que pode ser comemorado com respeito e sempre de acordo com a vida cristã. “O carnaval é muito bom porque Jesus quer ver a gente feliz”, conta Miguel Amaral, de 5 anos. A Mariana Rocha, de 7 anos, também gosta de aproveitar o carnaval para ficar com a família. “É muito bom para passar com a família e eu gostei de aprender a dança essa semana e do que os educadores ensinaram a gente sobre o carnaval”, conta.

De acordo com a educadora social, Renata Oliveira, a semana foi intensa. “Foram muitos ensaios, pinturas e preparação das crianças para fazer uma belo carnaval”, destaca. Atividades como esta ajudam no desenvolvimento sociocultural das crianças, pois desenvolvem ações concretas que geram respeito, interação, conhecimento e muita criatividade. Além de garantir alegria e sorrisos da criançada!

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno