Notícias

Turismo religioso é destaque em Goiás

Romarias e festas religiosas atraem devotos para todo o estado

O estado de Goiás é rico em atrativos quando se trata de turismo religioso. Além de Trindade que você sempre vê notícias aqui na TV Pai Eterno, temos outros destinos bem interessantes: A Romaria de Muquém no município de Niquelândia é uma delas, lá as pessoas levam as suas barracas e se acampam tudo em nome da fé. Temos as Cavalhadas e a festa do Divino Espírito Santo na histórica cidade de Pirenópolis e o que falar da procissão do fogaréu na cidade de Goiás, quando a cidade é iluminada pelas tochas e o som da caminhada se destaca por toda a parte. São manifestações culturais que encantam e movimentam essas cidades.

“O estado de Goiás tem uma característica bem voltada para a religiosidade. São festas muito comuns em municípios pequenos, médios e grandes da nossa região”, explica Giovanna Tavares, coordenadora do observatório do turismo em Goiás.

Trindade recebe em cada semana milhares de turistas que vem de outros estados por conta da devoção ao Divino Pai Eterno. E com o passar dos anos a cidade cresceu e evoluiu, com o objetivo de cada vez receber mais turistas e de uma forma que agradem a todos eles.

“Recentemente fizemos o censo da rede hoteleira de Trindade e constatamos que a cidade tem quase 80 hotéis, ou seja, a cidade se movimenta em torno do turismo religioso. Agora estamos trabalhando para buscar outros pontos em Trindade para que os turistas possam usufruir além das atividades religiosas. Eles podem ser gastronômicos, culturais entre outros que complementem o turismo religioso”, completa Giovanna.

Pontos turísticos 

Entre os pontos mais visitados em Trindade as igrejas chamam mais a atenção. O Santuário Basílica é o único no mundo dedicado ao Divino Pai Eterno. A Igreja Matriz é um destino obrigatório, ela foi fundada no ano de 1912 e pela sua importância histórica foi tombada como patrimônio cultural e material do Brasil. A Via Sacra na Av. Constantino Xavier, que liga o Santuário a igreja de Padre Pelágio também atraem a atenção dos devotos. Por aqui 14 estações descrevem todo o sofrimento de Jesus até a sua ressurreição. As obras são ricas em detalhes e em tamanho real.

A Rodovia dos Romeiros fica assim na época da Romaria do Divino Pai Eterno, são 17km que ligam Goiânia a Trindade, os devotos caminham esse percurso para pagar promessa e agradecer. E tem também a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que fica na área externa do Santuário. Ela existe desde de 1970 e é um lugar calmo para as orações, além de ser um dos preferidos para os turistas registrarem aquela foto. E por isso o poder publico está sempre trabalhando em parceria com a Igreja para evoluir o turismo em Trindade.

“O turismo religioso faz parte do nosso dia a dia, a cidade de Trindade se estrutura em volta desse turismo. Hoje ele já não sazonal, nós não esperamos a Festa da Romaria para trabalharmos o turismo, nós recebemos devotos todo fim de semana, temos os eventos para turistas. Nós fazemos parceria com os órgãos culturais da cidade, pois queremos que o turista que vem pela fé encontre aqui também uma cidade aconchegante, de paz e adequado para o encontro familiar”, destacou a Superintendente de Cultura de Trindade, Eneida Souza Costa.

Quando se fala em turismo religioso a cidade de Trindade é mais procurada em Goiás. E quem trabalha na Capital da Fé para desenvolver este setor está sempre atento para ouvir as reivindicações dos turistas. Por isso, já em 2020 os devotos podem esperar novidades. “Nós estamos trabalhando com a Orquestra Filarmônica para se apresentarem em pontos turísticos com uma música boa, clássica e de raiz, além de outros eventos para mostrar nossa cidade aos turistas”, destacou Eneida.

E as atrações para o turista não terminam por aqui. Tem mais coisa boa pra você aproveitar. “Além das igrejas, nós temos o museu da cidade, a Casa da Cultura que recebe muitos visitantes, a Vila São Cottolengo, o Parque Municipal que é aconchegante para os turistas, as lindas praças e muitos restaurantes com comida boa”, afirmou a Superintendente.

Bem localizado Goiás está no centro do Brasil. Um estado rico em religiosidade, respeito e cultura. Todas as manifestações culturais tem a sua riqueza e importância. Então fica aqui o convite nosso pra você, venha conhecer essa terra de fé e não deixe de vir a capital da fé.

 

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno