Evangelização

Você conhece a meditação da Sagrada Paixão do Senhor?

Por meio da oração mental, cristãos acompanham o sofrimento de Cristo antes de ser crucificado

Você já ouviu falar sobre a meditação da Sagrada Paixão do Senhor? Trata-se da oração mental que acompanha o sofrimento de Jesus Cristo desde o Tribunal de Pilatos até o Calvário. No Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Goiânia (GO), essa tradição acontece todas as sextas-feiras da Quaresma e emociona a todos que estão ali presentes para vivenciar esse importante período na vida cristã.

“Para nós, cristãos, a Via Sacra relembra a caminha de Jesus, da condenação à Morte. A tradição visa meditar todo o percurso, composto por 14 estações que representam cada dor e sofrimento. Por meio dela, conseguimos, mentalmente, nos aproximar de tudo que o Senhor Jesus Cristo passou para a salvação da humanidade”, explica o Missionário Redentorista Pe. Abdon Dias Guimarães.

Tal meditação teve origem no tempo das Cruzadas, no século X. Muitas pessoas iam até a Terra Santa e passavam por lugares sagrados da Paixão de Jesus. Hoje, em muitas igrejas no Brasil é praticada esta tradição. Durante o roteiro, o religioso tem a função de explicar o que aconteceu em cada estação.  Além disso, os fiéis se colocam à disposição para realizarem outras funções.

Emoção

Aparecida Damacena é teóloga e faz questão de vivenciar esse momento todos os anos. Segundo ela, é uma oportunidade única de oração e reconhecimento a Cristo. “É um momento emocionante em que conseguimos nos adentrar no coração de Jesus Cristo, sentindo um pouco do que Ele sentiu para nos salvar”, afirma.

A aposentada Maria Regina Tavares também participa anualmente e, para ela, o momento de maior emoção é a crucificação de Jesus, depois de toda trajetória de sofrimento. “Para mim, é o ápice. É nesse momento que notamos o quanto Ele é misericordioso e perfeito por dar a vida por nós”, diz.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno