Notícias

Acompanhe as celebrações do Tríduo Pascal pelos meios de comunicação

Dias são de reflexão para os católicos que esperam a chegada da Páscoa. Transmissões ao vivo pela TV Pai Eterno, Facebook e Rádio Trindade FM

Católicos do mundo inteiro estão vivenciando uma Semana Santa inédita devido à pandemia da Covid-19. Por isso, todos estão orientados a rezar em casa pelos meios de comunicação – TV, rádio e internet (Confira aqui a nossa programação de transmissões). E hoje, Quinta-feira Santa, tem início o Tríduo Pascal, dias de reflexão para os católicos que esperam a chegada da Páscoa, como o grande ápice da fé cristã, a Ressurreição de Jesus. Por isso, mesmo estando em casa, mantenha-se ligado às transmissões e não deixe de celebrar e rezar nos próximos dias.

Os três dias do Tríduo Pascal formam uma só celebração, que resume todo Mistério da Páscoa. Por isso, segundo o Missionário Redentorista, Pe. João Paulo Santos, nas celebrações de Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão, não se dá a bênção final. Ela só será dada no fim da Vigília Pascal, porém, cada dia tem uma representação. “O início do Tríduo Pascal é com a Quinta-feira Santa, na parte da tarde. Nesta celebração, nós temos dois eventos: Jesus às Vésperas da Sua Paixão senta-se para celebrar a Última Ceia, a ceia de despedida com Seus discípulos, onde Ele dá os ensinamentos mais importantes para aqueles que devem continuar a Sua missão depois. E ao celebrar a Ceia Pascal e a instituição da Eucaristia, Ele realiza um gesto, que é o gesto Lava-Pés, que nos ensina a compreender que a Eucaristia não tem sentido a não ser pelo serviço aos irmãos. Portanto, celebrar a Eucaristia e o amor ao próximo são duas coisas que caminham juntas”, pontua o padre.

Amanhã, Sexta-feira Santa, a Igreja contempla o Mistério do grande amor do Pai pelos homens. O silêncio, a oração e a reflexão da Palavra de Deus marcam o dia.  Nesta data, não há missa, mas uma celebração pela Paixão e Morte de Jesus.  “Na Sexta-feira da Paixão, Jesus entra em Jerusalém e sofre todo o seu processo de condenação e morte na cruz. Portanto, na Sexta-feira Santa temos este momento do silêncio profundo, porque contemplamos a entrega do Filho amado de Deus para a nossa salvação”, ressalta o sacerdote.

O terceiro momento é o Sábado Santo, em que a Igreja medita e reflete Jesus morto. Durante o dia não há missa, batizado, casamento ou qualquer celebração de Sacramento. Mas, isso não significa que seja um dia vazio, mas sim, um momento de espera na oração e no jejum: a Ressurreição de Jesus. Na noite do Sábado Santo acontece a Vigília Pascal, em que os cristãos se unem para viver o momento central da fé: a Ressurreição de Cristo. Exaltar a cruz só faz sentido se viver a certeza deste momento.

A missa é dividia em: Celebração da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. “A Vigília Pascal é considerada como a Vigília Mãe de todas as vigílias, ou a celebração de onde emanam todas as outras celebrações da Igreja, porque o centro da fé cristã é a ressurreição. No Sábado Santo, nós celebramos isso com ouvidos atentos, corações abertos, que acolhem esta mensagem de alegria da Ressurreição de Cristo. É a partir disso que a Igreja organiza todas as outras celebrações. Por isso, é a mãe de todas as outras vigílias”, pontua Pe. João Paulo.

O Tríduo Pascal termina com as vésperas do Domingo da Ressurreição. A celebração deste período litúrgico garante aos filhos e filhas do Divino Pai Eterno a lembrança profunda dos fundamentos da fé cristã. Jesus Cristo morreu e ressuscitou para livrar cada um do pecado. Para vivenciar esses dias, os católicos precisam entender o significado e viver de forma profunda cada um desses momentos.

As celebrações são transmitidas diretamente do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), ao vivo pelos seguintes meios: TV Pai Eterno, aqui pelo Portal Pai Eterno, Facebook da TV Pai Eterno e Rádio Trindade FM. Acompanhe, celebre sua fé, renove sua esperança nesta Semana Santa!

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno