Notícias

Tempo Pascal: Alegria pela ressurreição de Cristo

Próximos 50 dias são de festa para a Igreja. Católicos vivem novo tempo litúrgico até Domingo de Pentecostes

O Tempo Pascal teve início ontem, Domingo de Páscoa e segue durante os próximos 50 dias. É um tempo litúrgico de grande alegria para os católicos que celebram a ressurreição de Jesus Cristo. “O ponto alto do Calendário Litúrgico é o Tríduo Pascal, que nós celebramos a partir da missa da Ceia do Senhor até a Vigília Pascal. Então, celebramos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. Celebramos a vitória de Jesus sobre a morte e o pecado e a alegria pela sua ressurreição é celebrada no Tempo Pascal, que são 50 dias, que começaram ontem no Domingo de Páscoa e vão até o Domingo de Pentecostes. Neste período a Liturgia nos leva a contemplar as passagens bíblicas que relatam o início da comunidade cristã, as primeiras aparições de Jesus ressuscitado para os discípulos e também a formação da comunidade cristã com a vinda do Espírito Santo”, explica o Missionário Redentorista, Ir. Diego Joaquim.

Até o próximo domingo, 19, o calendário litúrgico é marcado pela Oitava de Páscoa. “É um tempo de grande alegria. É como se fosse um único domingo, dada à alegria resultante pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, a palavra Aleluia é tão presente na Liturgia deste Tempo Pascal. É uma expressão celebrativa, comemorativa”, ressalta o irmão.

Ainda de acordo com Ir. Diego Joaquim, o tempo agora seria de iniciação na vida cristã para muitos que já se preparavam. “Aqueles que estavam se preparando para o Batismo, Primeira Eucaristia, enfim, para receber os sacramentos. Aqueles que fizeram na Quaresma o momento de serem acolhidos pela comunidade e agora, no Tempo Pascal, receberiam ao Sacramento, mas, infelizmente, estamos em pandemia e essa dinâmica da iniciação da vida cristã não está sendo possível, pois as comunidades não podem se reunir. Portanto, esses que estavam se preparando são chamados a conviver em sua comunidade família. Pessoalmente, eu digo: A Quaresma acabou, a Semana Santa acabou, mas a quarentena, infelizmente não! Então, especialmente, neste ano, que todos nós continuemos a viver a nossa fé em casa, em família, nesta dimensão no cuidado, rezando em casa”, afirma.

Neste Tempo Pascal, vamos celebrar a vida de Jesus Cristo. Mesmo em casa, não deixe de acompanhar as transmissões de missas, novenas e o Santo Terço pela TV Pai Eterno e Facebook. Fique sempre ligado e mantenha sua família em comunhão pelos meios de comunicação.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno