Notícias

TV Pai Eterno exibe, ao vivo, Missa do Crisma presidida por Dom Washington Cruz

Celebração é nesta quinta-feira, 11, às 9h, na Catedral Metropolitana de Goiânia, sem a presença de fieis

Nesta quinta-feira, 11, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi e a TV Pai Eterno fará a transmissão ao vivo da Missa do Crisma (Missa dos Santos Óleos), presidida pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, às 9h, na Catedral Metropolitana de Goiânia. Lembrando que a celebração será realizada sem a presença de fieis, conforme orientações para este período de pandemia.

Solenidade de Corpus Christi 

Neste ano, a celebração da Solenidade de Corpus Christi será realizada nas paróquias da nossa Arquidiocese. Nas paróquias de Goiânia, deve ser transferida para o domingo, dia 14, seguindo as recomendações do decreto governamental referente às medidas preventivas diante do atual quadro de pandemia. Já nas paróquias fora de Goiânia, poderá ser celebrada na quinta-feira (dia 11) ou no domingo, a critério dos padres.

A orientação da Arquidiocese é de que não sejam promovidas procissões com agrupamento de pessoas em ruas e outros locais. É importante que a Igreja, neste momento sensível da vida da sociedade, ofereça, de forma evangélica, um precioso testemunho da importância dos cuidados com a saúde (uso de máscara e álcool em gel, higiene das mãos e do rosto), observância das leis e orientações sanitárias, respeitando a proposta do distanciamento preventivo.

O Que é Celebrado

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. A celebração de Corpus Christi faz parte do calendário litúrgico da Igreja e sua criação remonta ao século XIII. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o Sacramento da Eucaristia. Esse sacramento é realizado como uma forma de relembrar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O pão, que é consumido, representa o Corpo de Cristo, e o vinho ingerido simboliza o Sangue de Cristo.

A celebração eucarística é uma referência à última ceia, realizada por Cristo com seus discípulos durante a Semana Santa, e à ordem de Cristo de compartilhar o pão e o vinho em sua memória. Professamos a fé no mistério da Eucaristia, quando ocorre a transubstanciação: os elementos (hóstia e vinho), após serem consagrados, transformam-se, em essência, na carne e no sangue de Cristo. A comemoração de Corpus Christi ocorre 60 dias após a Páscoa, na quinta-feira seguinte ao Domingo das Santíssima Trindade.

(Com informações da Arquidiocese de Goiânia)

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno