Notícias

Igreja Matriz de Trindade é restaurada

Após sete meses em obra, o Santuário Velho, berço da devoção ao Divino Pai Eterno, foi reinaugurado na Capital da Fé de Goiás

A Igreja Matriz de Trindade, mais conhecida como Santuário Velho, foi restaurada e, após sete meses, está novamente aberta ao público conforme programação especial da paróquia para controle da quantidade de pessoas, conforme orientações e decretos devido à pandemia. Nesta terça-feira, 16, uma missa inaugural foi celebrada sem a presença de fieis, e somente com a presença de autoridades religiosas, civis e militares convidadas, respeitando todas as normas de distanciamento social e prevenção a Covid-19.

De acordo com o pároco, Pe. João Bosco de Deus, a restauração da igreja é um grande presente para a Capital da Fé de Goiás. “A Igreja Matriz passou pelo processo de restauração com a obra financiada pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O investimento foi de 870 mil reais dos cofres públicos. Uma obra séria e necessária para o bem estar do romeiro e de todo o povo daqui de Trindade”, afirma.

Durante o tempo em que ficou fechado, o Santuário recebeu todas as melhorias necessárias. “Parte do madeiramento foi trocado, das torres também. Parte do taboado na frente também foi trocado e foi feito todo um trabalho de alvenaria, pintura total interna e externa”, pontua o pároco.

A Igreja Matriz foi inaugurada em 1912 e há mais de 100 anos é um local vivo na história da devoção ao Divino Pai Eterno. Um ponto de peregrinação importante e um dos mais visitados durante a Romaria Anual, já que todos que vêm de longe planejam e sonham em passar por aqui, concluído a viagem e renovando a fé aos pés da Imagem do Pai Eterno.

Primeiramente o conforto do romeiro é nossa maior preocupação, além da sua segurança. Quem vem a Trindade, entra em uma igreja como essa centenária, precisa ver que tomamos todos os cuidados com a manutenção da história. O piso, o madeiramento, a pintura tem que estar tudo em dia para que nenhum acidente ocorra por aqui. O Iphan participa, fiscaliza e garante que nada dê errado. Nós aqui da Igreja acompanhamos o dia a dia e recebemos quem vem a igreja”, destaca Pe. João Bosco.

E, agora, o berço da fé no coração do Brasil está mais lindo ainda, esperando o mais rápido possível o retorno dos devotos do Pai Eterno que sempre chegam vindos do mundo inteiro. “Sabemos que neste tempo de pandemia muitos assistem pela TV Pai Eterno as nossas celebrações e tem o sonho de vir a Trindade, mas em breve poderão todos retornar a esta cidade e a este Santuário. Daqui nós pedimos as bênçãos do Pai Eterno para você e sua família”, completa o padre.

Quem vier visitar Trindade, perceberá o que os moradores da cidade já estão vendo de perto. “A igreja ficou linda. Tudo está lindo, novinho. É uma visão belíssima!”, comemora Maria de Fátima Gonçalves Evangelista, moradora e devota.

Galeria de Fotos

Fotos: Danilo Eduardo/Afipe

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno