Notícias

Medalhão original da Santíssima Trindade é exposto pela primeira vez

Celebração encerrou a Novena em comemoração aos 180 anos da devoção ao Pai Eterno, no Santuário Basílica, em Trindade (GO)

Quem assistiu a celebração da Missa de Encerramento da Novena em comemoração aos 180 anos da devoção ao Divino Pai Eterno, realizada no último domingo, 5, no Santuário Basílica de Trindade (GO), pôde perceber algo inédito: pela primeira vez, o Medalhão original, com a Imagem da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria, ficou exposto no altar.

O Medalhão original, assim como a primeira Imagem do Divino Pai Eterno, fica guardado no Santuário Basílica e somente o reitor tem acesso. Encontrado pelo casal Constantino Xavier e Ana Rosa, por volta de 1840, o Medalhão foi o que originou a devoção ao Divino Pai Eterno.  “Nunca mostramos este Medalhão antes e dessa forma. Hoje, ele está aqui exposto para que nós saibamos que na pequenez, na humildade, Deus manifestou Sua Misericórdia. Quando eles acharam o Medalhão começaram a rezar em casa, depois fizeram uma palhoça, construíram uma capela e só em 1912, quando os Missionários Redentoristas já estavam por aqui é que foi construída a Igreja Matriz, depois veio este Santuário Basílica, e agora estamos com o desafio de erguer o Novo Santuário. Que nós possamos adorar a Deus, em Seus pequenos sinais como este Medalhão. Que nós entendamos que Deus nos ama, é Deus conosco e Ele está em nossa vida. Que Maria Santíssima interceda e nos faça merecedores das bênçãos e promessas divinas”, afirmou o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, durante sua homilia.

Quem assistiu a celebração se emocionou com a surpresa. “Eu não esperava que o Medalhão estivesse exposto pela primeira vez. É uma peça muito significativa para quem é devoto! Poucas pessoas tiveram acesso e o privilégio de vê-la de perto ou segurar em suas mãos. Por ser uma peça frágil e pequena, nunca foi exposta. Acredito que tenha sido um consolo para os romeiros, para todos nós, poder ver este sinal pequeno sendo apresentado aos fiéis no encerramento da Festa de 2020. Isso significa para nós que a ação de Deus vem em gestos pequenos e simples, mas de uma força grandiosa. Foi assim que essa devoção começou e foi muito bom poder ver a surpresa que, com certeza, encheu o coração de tantas pessoas em um momento de tanta angústia”, pontuou o Missionário Redentorista Ir Diego Joaquim.

Devido à atual situação de pandemia, não foi possível a realização da Romaria 2020. Mesmo assim, a Novena foi realizada no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e, pelos meios de comunicação, os romeiros puderam rezar e se manter em comunhão celebrando os 180 da devoção. Além do Medalhão exposto, a Missa de Encerramento contou com uma Bênção da Saúde, feita do lado de fora do Santuário, e ainda com uma homenagem especial ao Missionário Redentorista Pe. Ângelo Licati, falecido em setembro de 2019.  Como um verdadeiro romeiro do Pai Eterno, ele deixou, além de saudade, um grande legado e foi lembrado por todos com muito carinho.

De Montes Claros (MG), a devota Dalvina de Fátima acompanhou a celebração pelo Facebook da TV Pai Eterno e deixou seu recado: “Bela homenagem ao nosso querido e saudoso padre Ângelo. Lá do Céu, ele deve estar louvando e dizendo: Viva o Divino Pai Eterno! Saudades eternas, padre Ângelo, e obrigada, meu Divino Pai Eterno, por tudo, por esta linda celebração. Tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro. Peço pelo fim dessa pandemia!”.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
4 Cometários
  • Beatriz
    6/7/2020 - 20:10:46

    Oi Padre Robson e demais sacerdotes e irmãos(ãs)!Não foi de todo bom, assistir as celebrações pela TV, até pq esse ano planejei ir como o fiz ano passado; e esse ano para cumprir voto. Porém, embora não entendamos os desígnios de DEUS somos convocados a amá-Lo sobre todas as coisas.Assim sendo gratidão imensa a ELE pela TV PAI ETERNO q mesmo sem poder participar, permitiu-nos assistir a tudo. Obgd

  • Maria Aparecida da Trindade
    6/7/2020 - 21:12:56

    Que festa linda! Mesmo sendo virtual, eu e minha mãe assistimos e ficamos emocionadas com tantas bênçãos derramadas neste encerramento. Que homenagem linda Pé. Robson fez ao Padre Ângelo. É o medalhão? Ah que emoção. Quantas vezes fui a Trindade e nunca vi este medalhão. Fiquei emocionada em ve_lo pela primeira vez. Sou associada na AFIPE e amo fazer parte desta família de amor.

  • Alcira Rizete Régis Lemos Barbosa
    7/7/2020 - 09:46:12

    Tenha misericórdia de nós, Meu Divino Pai Eterno 🙏

  • Magdala Elizabeth Alvares da silva
    8/7/2020 - 06:35:48

    Assistindo a missa de encerramento
    foi um momento muito santo e muitas gracas de Deus. Padre Robson tem o dom da palavra e nos transmitou naqurle dia a forca da FE, AMOR. Atraves das oracoes dele tenho confisnca que essa pandemia que asdola o mindo logo vai embora para sempre. Sou associada a AFIPE e acompanho toda a progrxmacao da rede Pai Etetmo. Te amo muito meu DIVINO PAI ETERNO .Bencao padr

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS






    Baixe o aplicativo Pai Eterno

    Google Play
    App Store