Notícias

Entenda mais sobre o livro dos Salmos

Em entrevista à TV Pai Eterno, Frei Fernando explicou como os Salmos foram criados e como eles devem ser aprofundados pelos cristãos

Composto por 150 textos, o livro dos Salmos é uma mina de ouro para os cristãos. Contém louvores e várias expressões de sentimento que gera esperança e confiança na fidelidade de Deus. Mas, o grande questionamento é sobre a forma de rezá-lo. Esse livro possui algumas peculiaridades e quem gosta de ler os Salmos deve estar atento. Em entrevista, o Professor da Sagrada Escritura, Frei Fernando Inácio Peixoto de Castro passa algumas orientações. Confira:

Como é dividido o livro dos Salmos?

O Livro dos Salmos se compõe de 150 salmos. Ele foi organizado séculos atrás, na época do Judaísmo, em cinco grupos. Cada grupo de Salmos termina com um pequeno louvor e uma pequena glorificação de Deus. Esses Salmos não têm temas nas divisões nem por autor. O saltério ele foi simplesmente, de modo quase automático ou artificial, dividido em cinco partes. Portanto, exceto o primeiro Salmo e o último foram queridos, o restante foi alocado de forma natural e não por temas.

Qual a principal mensagem que o livro do Salmos deseja passar aos fiéis?

É uma coleção de orações. Ele surgiu ao longo da história do povo bíblico, ao longo da história da salvação. E ele foi sempre a expressão de um povo religioso. Os Salmos surgiram em diversas situações do povo de Deus como louvor, súplica, pedido, agradecimento. Então, a mensagem do saltério, é incentivar um povo a ser orante. Ele é o livro da oração.

De que maneira, um fiel pode escolher um Salmo para rezar? Pode ser de forma aleatória?

Sim. De forma aleatória propriamente, embora as nossas bíblias, geralmente no aparato final, tenham sugestões de situações nas quais você pode escolher um ou outro Salmo. Como eles são enumerados em ordem direta, então, há sugestões dos diversos temas que os Salmos têm e a pessoa escolhe conforme seu gosto, necessidade ou situação.

Como rezar um Salmo? É só ler? Que dicas podem ser dadas para esta oração?

Muito cedo, a igreja começou a explorar os Salmos no sentido de usar no seu culto, nas celebrações do primeiro dia da semana aos domingos, o Salmo já faz parte desta Liturgia. Nas bíblias católicas, normalmente, em cima de cada Salmo tem um título que sugere a leitura a seguir e a pessoa pode folear e aprofundar na leitura de acordo com sua vontade.

Na Liturgia da Missa, todos os dias temos um Salmo diferente, como foi feita essa escolha?

Hoje em dia, a Igreja tem a coleção usada a cada domingo que se chama lecionário que é distribuído em ano A, B e C. Cada celebração dominical tem quatro páginas da Bíblia que são a primeira leitura, o Salmo, a segunda leitura e o Evangelho. Para passar da primeira leitura para segunda, se sugere um Salmo. Geralmente, a escolha tem a ver com o Evangelho. É como se fosse um passo, musicado, cantado, preparando para o Evangelho.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store