Igreja no Mundo

Igreja celebra a Transfiguração do Senhor nesta quinta-feira, 6

Festa convida todos a olhar para Jesus, contemplar Sua divindade, renovar a fé e crer que, para Ele, tudo é possível

 

Nesta terça-feira, 6, a Igreja Católica celebra a “Transfiguração do Senhor”, dia de relembrar a passagem do Evangelho em que Jesus levou Pedro, Tiago e João para rezar no monte Tabor. Lá, eles presenciaram a transfiguração do Senhor, Suas vestes ficaram muito brancas e puderam ouvir a voz do Pai que disse: “Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; escutai-O”. (Mt 17,4)

O reitor do Santuário Basílica do Divino do Divino Pai Eterno, Pe. Robson de Oliveira, afirma que esta é uma Festa que provoca a reflexão aos cristãos sobre a luz de Deus. “Jesus vê Seus discípulos amargurados, desanimados, pensando que a carga é muito maior que a força de cada um. Ele os chama até o monte e mostra a glória de Deus em Sua transfiguração. Nesta passagem, Jesus recebe duas figuras ao Seu lado, Elias, o profeta, e Moisés, representando a lei, os Dez Mandamentos. Grandes homens e Jesus mostrando aos discípulos que havia comunhão entre o homem e a lei. Pedro, Tiago e João ficaram ali admirando tamanha beleza e luz, a luz de Deus. Que tenhamos a clareza necessária para enxergar a luz de Deus em nossas vidas”.

O Papa Francisco também explica que, nesta passagem, Jesus mostra aos Seus apóstolos um pedaço do céu na Terra. “Na Transfiguração, Jesus nos mostra a glória da ressurreição”. Da leitura da Palavra de hoje, é possível apreender muitas coisas como a certeza de que Jesus é o Filho de Deus, o desapego das coisas mundanas (pois, Jesus e os apóstolos se retiram para rezar), redescobrir o poder da meditação do Evangelho e, por fim, deixar-se ser restaurado pelo Espírito Santo. “No final da admirável experiência da Transfiguração, os discípulos desceram do monte com os olhos e o coração transfigurados pelo encontro com o Senhor. É o percurso que podemos realizar também nós. A redescoberta cada vez mais viva de Jesus não constitui um fim em si, mas induz-nos a ‘descer do monte’, restaurados pela força do Espírito divino, para decidir novos passos de conversão e para testemunhar constantemente a caridade, como lei de vida diária”, afirma Papa Francisco.

A Festa da Transfiguração é realizada desde o século V e convida cada cristão a voltar-se para Jesus Cristo sabendo da Sua divindade, na certeza de que Ele é o Filho Amado de Deus Pai e que o Espírito Santo O acompanha. Confira abaixo o Evangelho completo que relata este momento tão bonito:

“Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha. Lá, Se transfigurou na presença deles: Seu rosto brilhou como o sol, Suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com Ele. Pedro tomou, então, a palavra e disse-Lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E, daquela nuvem, fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; escutai-O. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo. Mas, Jesus aproximou-Se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos. Em seguida, os discípulos O interrogaram: Por que dizem os escribas que Elias deve voltar primeiro? Jesus respondeu-lhes: Elias, de fato, deve voltar e restabelecer todas as coisas. Mas, eu vos digo que Elias já veio, mas não o conheceram; antes, fizeram com ele quanto quiseram. Do mesmo modo, farão sofrer o Filho do Homem.” (Mt 17,1-12)

Fonte: Afipe com informações do portal Vaticans News

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Maria da Glória de Andrade
    6/8/2019 - 20:20:04

    Para mim, a Transfiguração de Jesus, é a constatação que Jesus Cristo É o Messias, o Filho de Deus encarnado no Seio de Maria Santíssima, por obra e graça do Divino Espírito Santo. Eu O adoro!

  • Elizandra
    6/8/2019 - 20:22:10

    Meu Divino pai eterno peco pela saúde do meu filho ,meu marido,pela minha e de toda minha família.amem

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS






    Baixe o aplicativo Pai Eterno

    Google Play
    App Store