Santo do Dia

Igreja celebra Santo Agostinho

Nesta sexta-feira, 28, cristãos católicos lembram o Doutor da Igreja, que se converteu aos 33 anos e passou a seguir e anunciar a Palavra de Deus

Nesta sexta-feira, 28, a Igreja Católica celebra a memória do grande Bispo e Doutor da Igreja, modelo de cristão para todos. Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354. Era filho de Patrício e Mônica, que rezou durante 33 anos para que seu filho se convertesse e se tornasse temente a Deus.

Agostinho era de grande capacidade intelectual, porém, preferia saciar seu coração e procurar suas respostas em paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus. Com a morte do pai,  procurou se aprofundar nos estudos da arte da retórica. Depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de sua mãe, hoje Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos sermões de Santo Ambrósio. Até que, por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

Quando na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: “Toma e lê”,  passou a encontrar na Palavra de Deus (Romanos 13,13ss) a força para a decisão por Jesus: ”…revesti-vos do Senhor Jesus Cristo… não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências”.

Santo Agostinho converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de “perder” sua mãe, foi para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade. Ele morreu aos 76 anos de idade, no ano 430.

Santo Agostinho, rogai por nós! 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store