Catequese

Será que a gente sabe mesmo o que é a catequese?

Para o dia do catequista, uma reflexão sobre a missão de auxiliar no amadurecimento da fé e da vida cristã de crianças e adultos

Catequese não é um dos assuntos que, no geral, despertam grandes questionamentos entre os fiéis católicos. Até por se tratar de algo que vivenciamos, na grande maioria, no início de nossas vidas. Pode se dizer que o que precisava ser entendido já está enraizado e bem fixado no imaginário dos fiéis. Mas, será que isso é realmente verdade? O que você responderia agora, caso sua filhinha, ou sobrinho, quem sabe até a sua afilhada, te perguntasse o que é a catequese?

Não estaria errado se você respondesse que a catequese é, por exemplo, uma introdução ao cristianismo e à Igreja. No entanto, essa afirmação é um resumo, fiel, mas ainda um resumo dessa missão evangelizadora de extrema importância para o catolicismo. Este texto busca então ressaltar essa missão com o objetivo de te preparar caso o pequeno seja curioso.

Segundo o dicionário, catequese é a explicação da matéria religiosa, a ação de instruir a doutrina e os ensinamentos do catolicismo. É tudo isso mesmo, mas, antes de qualquer coisa, a catequese é uma missão. Podemos considerar a catequese como uma nobre devoção de pessoas que se colocam à disposição para semear frutos positivos, sejam eles na educação ou no amadurecimento de crianças e adultos que decidem iniciar sua vida espiritual e receber o amor do Pai Eterno.

Levando essa questão em conta podemos afirmar também que, a catequese é uma pedagogia da fé. O Pai Eterno, em toda a Sua grandeza, para conseguir comunicar e, assim, ensinar o Seu amor, recorre a palavras e eventos humanos com os quais consigamos reconhecer e entender a Sua benevolência. Dessa forma, toda Sua obra é interpretada e assimilada pelo homem. A catequese, por sua vez, transmite as Revelações, narra esses eventos e explica os mistérios da fé e o amor do Pai Eterno para com os homens.

Outra atribuição importante da catequese é elucidar a humanidade presente em cada um de nós. Ali, somos apresentados a valores morais que fazem com que o amor e o respeito para com todos os humanos floresça, nos tornando aptos a reconhecer a humanidade como um presente e uma demonstração de amor do Pai Eterno.

A catequese é, sim, uma introdução ao Cristianismo, mas não só isso. Ela assume uma responsabilidade muito maior do que uma simples apresentação. É nela onde se transmite o valor da humanidade e a importância de se reconhecer a vida como o bem mais precioso dado pelo amor do Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store