Notícias

Trindade: Cem anos de fé e crescimento

Nesta segunda-feira, 31, a Capital da Fé de Goiás celebra seu centenário de emancipação política

São cerca de 130 mil habitantes e cada vez chega mais gente, que se apaixona pela Capital da Fé de Goiás e deseja morar pertinho do Pai Eterno. Trindade (GO), cidade que comemora nesta segunda-feira, 31, 100 anos de emancipação política, nasceu da fé e se abastece da devoção. Inclusive, por este motivo, o turismo religioso é o ponto alto da economia da cidade e muitos espaços são voltados a essa realidade, desde as igrejas até os principais pontos turísticos.

Prova de que a fé sustenta Trindade está nos milhões de fiéis que participam anualmente das Romarias para agradecer ao Pai Eterno as bênçãos recebidas e suplicar por Sua misericórdia. Tanto é verdade que a cidade ficou conhecida em todo o País e até no exterior como a Capital da Fé de Goiás, a cidade que tem e conta histórias sobre as graças recebidas na vida de inúmeras pessoas.

A marca do centenário de Trindade pode ser vista em vários pontos da cidade devido a algumas construções que apresentam traços da antiguidade que carregam toda uma tradição. A começar pelo primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, conhecido como Igreja Matriz de Trindade, ou Santuário Velho. O local, inaugurado em 1912, tem uma estrutura em estilo colonial pelo fato de ter tido sua originalidade mantida, tanto que se tornou peça chave na preservação da história e da fé e foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A cidade inspira uma sensação de aconchego e hospitalidade. Com o passar dos anos, precisou se transformar, afinal, novas pessoas foram chegando e a quantidade de romeiros era cada vez maior. Então, foi preciso construir uma nova igreja: o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. O templo religioso foi planejado com a intenção de inspirar a paz e a comunhão com Deus. O Santuário Basílica recebe devotos de todos os lugares do Brasil e do mundo para celebrações diárias.

Charmosas casas são verdadeiras joias que ajudam a contar a história e mostram a evolução da arquitetura ao longo dos anos, as mudanças na urbanização desta senhora cidade, que completa seu centenário cheio de vida e força de vontade de ser ainda melhor para todos, está entre casas e igrejas que, por trás das paredes, revelam histórias dos anos vividos na cidade. Já em outras ruas, a modernidade que chegou com o desenvolvimento do município. E realmente se desenvolveu! De pequenos comércios e alguns moradores, hoje Trindade conta com várias empresas, muitas delas de renome e também indústrias com destaque para o ramo de confecção, produção de refrigerantes, além, é claro, de grandes produções rurais.

A feira no domingo ainda mostra o quanto Trindade é uma cidade rural. Temos muitos produtores locais, que vendem produtos da roça. A vida rural é muito característica, apesar de estarmos tão perto de Goiânia. Depois de um tempo, surgiu o comércio de roupas, as confecções e isso gerou muitos empregos. A cidade vive da fé, a Romaria movimenta grande parte da economia local”, afirma Bento Fleury, professor e geógrafo.

Tudo isso deixa evidente que, em Trindade, a elevação espiritual é muito forte. Que esta amada cidade esteja sempre nas mãos do Pai Eterno! Que estes 100 anos de emancipação política tragam orgulho, esperança e muitas bênçãos do Divino Pai Eterno. Parabéns, Trindade!

 

 

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Olympio
    4/2/2022 - 15:51:37

    Parabéns, cidade abençoada!

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno