Santuário

Um leigo pode fazer a leitura do Evangelho na Santa Missa?

Pe. Marcelino Ferreira responde dúvida bastante comum entre os devotos

Um dos momentos mais especiais durante a Santa Missa é a leitura do Evangelho. O momento permite a reflexão da Palavra de Deus e acalenta o coração de quem acompanha a celebração. Mas, um leigo pode fazer a leitura do Evangelho na ocasião? Quem responde essa pergunta bastante comum é o prefeito do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. Marcelino Ferreira.

Segundo ele, primeiramente, precisamos entender que cada um tem a sua função dentro da Liturgia. O sacerdote preside a Santa Missa, é a cabeça da ação litúrgica e conduz a assembleia que está constituída o povo de Deus.

“Portanto, é direito do sacerdote ou do diácono proclamar o Evangelho dentro da Santa Missa. Vale lembrar que o leigo também tem um papel fundamental na proclamação da Palavra de Deus. Mas, dentro das celebrações, a leitura do Evangelho é feita pelo sacerdote ou diácono”, afirma Pe. Marcelino.

Contudo, o religioso pondera que o leigo pode fazer a leitura fora da Santa Missa. “Ele pode realizar essa função em diversos lugares, como, por exemplo, nos grupos de oração, nos ciclos bíblicos, em momentos de oração com a família, novenas, entre outros. O mais importante, sem dúvidas, é levar a Palavra aos seus irmãos”, finaliza.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno