Catequese

Advento: Tempo de espera pelo nascimento do Menino Jesus

Tempo Litúrgico teve início neste domingo, 29, e segue nas próximas quatro semanas que antecedem o Natal

Você sabe o que é o Advento? É o Tempo Litúrgico com duração de quatro semanas, em que a Igreja se prepara para celebrar o nascimento do Menino Jesus. Neste ano, teve início neste domingo, 29. Além de marcar a espera pelo Natal, o Advento também recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda próxima de Jesus.

Durante o Advento, os cristãos ficam cheios de esperança, atentos, vigilantes e em oração pela vinda do Senhor. Geralmente, um tempo em que as famílias se unem mais em oração, novenas, estreitando os lanços e as relações com Deus.

Coroa do Advento

A Coroa do Advento é o símbolo mais comum utilizado pela Igreja para celebrar este tempo. A coroa é formada por quatro velas, coloridas ou brancas, e a cada domingo uma é acesa, simbolizando a aproximação do nascimento de Jesus por meio da vivência da Palavra de Deus, na Liturgia.

Cada cor das velas traz um significado diferente. Elas vêm nas cores roxa, vermelha, rosa e branca. A cor roxa é a cor do Advento, uma cor que não é para tristeza, mas nos chama à interiorização, reflexão e oração. O vermelho é o sinal do amor, amor de Deus por nós e de nós por Deus e pelos nossos irmãos. Rosa é o sinal da alegria, e o branco da pureza, da vida que flui e que nasce Jesus e a humanidade.

As velas são acesas uma por uma, a cada domingo que antecede o dia 25 de Dezembro. Símbolo de esperança, renovação e um sinal de que o amor de Deus é eterno. A Coroa do Advento é também um sinal de que este tempo deve ser vivido com muita oração, na espera pela chegada de Cristo.

Leia também:  “O Advento – disse o Papa – é um apelo incessante à esperança”. 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno