Santuário

Umbela e Tintinábulo: Você sabe o que são?

Alguns detalhes são importantes e necessários para que uma Basílica seja identificada. Eles […]

Alguns detalhes são importantes e necessários para que uma Basílica seja identificada. Eles estão presentes em todas as Basílicas do mundo, e chamam a atenção no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Na entrada principal, há as Imagens de São Pedro e São Paulo. Dos dois lados, também da entrada, estão as placas de bronze, onde estão registradas, em latim, a dedicação e instalação. Outros símbolos muito importantes são a umbela e o tintinábulo.

“A umbela, a princípio, era uma tenda que guardava o imperador romano. Depois, com a institucionalização da Igreja, a aproximação do Império, ela também foi muito usada como uma tenda papal, onde o Papa às vezes descansava em alguma visita ou batalha. O tintinábulo possui um sentido muito especial, pois assim como a umbela, ele acompanha as procissões que partem e que saem em direção a uma basílica. Ele tem o sentido de anunciar a chegada do Papa a uma igreja. Ele é um sino, que está sob uma haste decorada, que significa o anúncio da chegada de alguém importante”, explicou Pe. Bráulio Róger.

Então, agora você já sabe, quando entrar em uma igreja e lá estiver a umbela, significa que ela é uma Basílica. 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno