Assistência

Cáritas Brasileira colabora com prevenção ao Covid-19 em comunidades do Amazonas

Entrega de kits emergenciais de higiene e compartilhamento de orientações básicas estão entre as ações realizadas com a comunidade ribeirinha

Intitulado “Ajuri pela Vida na Amazônia”, o projeto realizado pela Cáritas Brasileira, realizou diversas ações em prevenção ao Covid -19 para comunidades da região Amazônica nesse mês de dezembro. Entre essas ações, estão visitas aos municípios de Itacoatiara, Coari e Tefé, interior do Amazonas, para entregar kits emergenciais de higiene, saúde e ainda compartilhar orientações básicas de prevenção ao novo coronavírus, de forma didática, por meio do Guia “Travessias: Orientações e Cuidados para Covid-19” lançado nem novembro pela Cáritas Brasileira.

A intenção do projeto é sensibilizar a comunidade sobre a importância dos cuidados para a conservação da saúde em tempos de pandemia. Por serem muitas famílias, o projeto precisou selecionar, em cada prelazia, um número específico de famílias para serem beneficiadas com as ações, porém mais de 5 mil kits já foram entregues.

O Educador Fábio Jorge da prelazia de Teté, uma das beneficiadas conta, em entrevista para o site do Cáritas Brasileira que lá em sua região, o projeto da Cáritas atenderá cerca 2.000 famílias ribeirinhas. “É de suma importância os produtos oferecidos pelo projeto, que irá ajudar na diminuição da contaminação do Covid-19. São comunidades de acesso bem difícil e isoladas no período da seca”, conta.

A entrega dos kits contou com a colaboração das dioceses da região para divulgar o projeto da Cáritas Brasileira, uma vez que as comunidades são remotas e utilizam as rádios das dioceses para se informarem e comunicarem. Ao todo a equipe do projeto, com seus educadores, percorreram aproximadamente 36 horas em um percurso feito totalmente de balsa, para conseguir atender o maior número de famílias, inclusive as que moram nas beiras dos rios.

Adrielson Azevedo, é biólogo e  um dos educadores do projeto no Município de Coari (AM). Ele, também em depoimentos para o portal do Cáritas, diz que essa colaboração está fazendo toda a diferença nas famílias ribeirinhas. “São pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, mas que muitas vezes são esquecidas pelo poder público. Vimos uma grande necessidade não só de promoção de saúde, mas, por incrível que pareça, vivemos na maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo e a maior necessidade do povo amazônico é de água potável”, reforçou em forma de apelo.

Mesmo a região sendo bastante afetada pela pandemia, a maioria das pessoas ainda não compreendem a importância o uso de máscaras e é comum ver as pessoas transitando sem a proteção. Apesar de não cumprirem as recomendações feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a comunidade reconhece a importância do trabalho que a equipe da Cárias brasileira está fazendo e está satisfeita com toda a ajuda ofertada.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno