Pontifícias Obras Missionárias: formação em fazer o bem

Organismos oficiais da Igreja Católica atuam na formação de missionários

A atuação missionária é a principal e mais sagrada atividade da Igreja. Ela permite que milhares de voluntários estejam presentes em comunidades do mundo todo. As Pontifícias Obras Missionárias (POM), organismos oficiais da Igreja Católica, são fundamentais nesse processo. Elas atuam na formação de leigos e religiosos, que se dedicam ao projeto de abraçar os mais vulneráveis em regiões afetadas pelo descaso socioeconômico.

Atualmente, as POM estão presentes em 133 países. No Brasil, elas iniciaram as atividades em 1978. “O principal carisma é despertar no povo de Deus uma sensibilidade para as missões Ad Gentes, sem fronteiras. Nosso papel é ajudar na formação de muitos brasileiros que saem do Brasil para serem missionários em países mais necessitados. São obras do Papa que motivam e recordam a identidade missionária de toda Igreja”, explica o diretor nacional das POM, Pe. Maurício Jardim.

Compaixão

Traduzido para o português, Ad Gentes significa “Para as Nações”, título dado ao decreto do Concílio Vaticano II sobre a atividade missionária na Igreja. A expressão dá nome também a um aplicativo lançado pelas POM com o objetivo de mapear os voluntários brasileiros espalhados pelo mundo, permitindo a interação entre eles.

“Na mensagem escrita pelo Papa para o Dia Mundial das Missões deste ano, ele diz que, neste contexto de pandemia, sejamos missionários da compaixão. Mesmo não podendo fazer encontros presenciais, podemos exercer isso de varias formas. O importante é ter compaixão e ajudar aqueles mais vulneráveis e que necessitam de nosso apoio”, finaliza Pe. Maurício Jardim.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno