Apoio Espiritual

Semana Santa começa neste domingo, com a Missa do Ramos

A Igreja, por meio da CNBB, orienta que os fieis acompanhem as celebrações de casa e vivencie em família esse momento tão importante

A Semana Santa é marcada, na vida dos cristãos, pela celebração da Missa do Ramos que acontece no domingo antes da sexta-feira da Paixão do Senhor. A igreja reserva uma semana para o mistério central da sua vida, o mistério pascal, e durante toda essa semana orações e celebrações especiais são realizadas relembrando a trajetória de Jesus até sua ressurreição, chamada a Solenidade da Páscoa do Senhor.

Os ramos são uma lembrança daquilo que aconteceu no dia da entrada de Jesus em Jerusalém. É lembrado que alguns estendiam seus mantos para que Jesus passasse, outros quebraram galhos de árvores para também estender para que Jesus pudesse passar e balançando esses ramos acompanharam alegremente a Jesus, que entrava em Jerusalém e, hoje, esses ramos são abençoados na celebração e são levados para casa como uma recordação.

Além disso, Os ramos significam a vitória da vida sobre a morte e o pecado. Tradicionalmente, após a missa, eles são guardados e queimados para que as cinzas possam ser utilizadas no início da próxima Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas. 

Esse ano, por conta da pandemia, a Igreja tem uma orientação diferente e cautelosa. Abrindo a Semana Santa, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou o roteiro “Celebrar em Família” para o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. A Comissão sugere que, onde for possível, se adote algum lugar externo da casa, como porta, janela ou varanda, de forma visível, uma cruz ornada com ramos e com um pano de cor vermelha.

De acordo com o assessor da Comissão da liturgia da CNBB, Pe. Leonardo José de Souza Pinheiro, em entrevista ao Programa Pai Eterno, a Igreja desobriga os fiéis a irem presencialmente acompanhar essa celebração, mas lembra que é de extrema importância para os cristãos que esse momento seja vivenciado dentro dos lares e em família. “A graça de Deus é enorme, quem pode medir a graça de Deus. Se você está na sua casa e não pode por conta das condições sanitárias participar das celebrações. Faça da sua casa um templo onde você sinta a presença de Deus. Coloque na sua casa um sinal do ramo, para as pessoas verem que tem uma família que é igreja, e que as pessoas vejam que sua família é de Deus e celebra a paixão de Jesus. É o momento de mostrar a nossa igreja missionária, que acolhe o mistério pascal mesmo não indo à igreja presencialmente”, explica.

Em alguns lugares as celebrações acontecerão com a presença de fieis seguindo alguns protocolos de segurança. Para isso a CNBB também tem uma orientação. “É sempre muito importante cada padre e paróquia ouvir as orientações do seu bispos. Mas, no âmbito geral, sugerimos que se evite qualquer tipo de procissão em toda Semana Santa, e se utilize uma entrada mais solene na Igreja, porém sem muitas pessoas. Um outro cuidado é se evitar a distribuição ou qualquer tipo de troca dos Ramos. Que as pessoas levem seu Ramo de suas casas”, explica o padre.

No Santuário Basílica, em Trindade as celebrações serão com a quantidade dos fiéis reduzida, porém, com transmissão por meio da Tv Pai Eterno e rádio Trindade Fm, para que todos os fieis possam vivenciar essa semana tão especial.

Veja a programação do domingo de Ramos em Trindade:

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (28/03)

(Traga seus ramos nas celebrações, pois não poderemos distribuir nas celebrações)

(Colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos. Marcar a casa é uma característica do povo de Deus.)

  • IGREJA MATRIZ

06h30 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

08h00 – Carreata com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade e benção dos ramos nas casas.

08h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

09h30 – Missa de Ramos (crianças) – transmitido pelo Facebook da paróquia. (Com a presença dos fiéis reduzida)

17h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

19h30 – Missa e Bênção dos Ramos – transmitido pelo Facebook da paróquia. (Com a presença dos fiéis reduzida)

  • SANTUÁRIO BASÍLICA

06h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Rádio Trindade FM) (Com a presença dos fiéis reduzida).

08h00 – Missa e Bênção dos Ramos (TV Pai Eterno, Rádio difusora Pai Eterno e Vale FM) (Com a presença dos fiéis reduzida)

08h00 às 11h00 e 14h00 às 17h00 – Confissões individuais no subsolo do santuário.

10h00 – Missa e Bênção dos Ramos (TV Pai Eterno) (Com a presença dos fiéis reduzida)

12h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

15h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

17h30 – Missa e Benção dos Ramos (TV Pai Eterno e Rede Vida) (Com a presença dos fiéis reduzida)

  • IGREJA DO SANTÍSSIMO REDENTOR

09h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

19h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

CARMELO DA SANTÍSSIMA TRINDADE

07h00 – Missa e Bênção dos Ramos (Com a presença dos fiéis reduzida)

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno