TV Pai Eterno exibe documentário Memórias do Fogaréu

Com roteiro e direção de Pe. Welinton Silva, o material relata a história e mostra como é feita a Procissão. Assista nesta quinta-feira, às 22h

Nesta Quinta-feira Santa, 1º de abril, a TV Pai Eterno exibe, às 22h, o documentário Memórias do Fogaréu. Com roteiro e direção do Missionário Redentorista Pe. Welinton Silva, o material relata a história e mostra como é feita a centenária Procissão do Fogaréu, na Cidade de Goiás (GO). Tradicionalmente, o evento reúne milhares de pessoas, mas neste ano, foi cancelado devido à pandemia da Covid-19. Sendo assim, mesmo em casa, pela TV Pai Eterno, os telespectadores terão a oportunidade de sentir a emoção que o evento católico transmite.

Com túnicas, capuzes e tochas nas mãos, os farricocos, personagens principais que representam os soldados enviados por Caifás para prender Jesus Cristo, percorrem as ruas de pedra da cidade iluminada apenas pela luz do fogo. A tradicional Procissão do Fogaréu acontece desde 1745 e conta com a participação dos moradores da própria cidade no elenco.

“O documentário é uma homenagem à nossa Cidade de Goiás e é fruto de uma pesquisa que tive a oportunidade de fazer na antiga Capital do nosso Estado. Através de uma devoção, a Procissão do Fogaréu foi se solidificando como uma identidade do povo da cidade. Como fala uma moradora de lá, a Procissão do Fogaréu projeta a Cidade de Goiás, fundada pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, para fora da Serra Dourada. Podemos, neste documentário, compreender um pouco desta história, que é um folclore religioso”, explica Pe. Welinton Silva.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno