Ajudar o próximo

Movimento Mesa Fraterna ajuda famílias carentes em Curitiba

Uma iniciativa da Arquidiocese de Curitiba vem fazendo a diferença nesse tempo de pandemia

A Igreja Católica tem atuado como um farol de fé, esperança e caridade em meio às consequências das crises geradas pela pandemia da covid-19. Um projeto desenvolvido pela a Arquidiocese de Curitiba em parceria com paróquias e a prefeitura da Capital do Estado do Paraná tem levado aos mais pobres um grande trabalho de assistência social.  A iniciativa surgiu para expandir os trabalhos do  “Chá Fraterno” , já realizado por missionários Franciscanos e foi aprimorada para atender mais pessoas e outras demandas emergenciais.

A ideia, segundo o assessor da Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Curitiba, Pe. Eguione Nogueira,  era oferecer uma refeição a quem tivesse fome. “Queríamos oferecer uma refeição reforçada diariamente pelo tempo da pandemia e não sabíamos quanto tempo duraria. No inicio, servíamos um lanche no pátio da igreja, depois tomou proporções maiores que passamos a oferecer em um ambiente da prefeitura”, explica

O movimento mesa fraterna surgiu neste período de urgência da Pandemia da covid-19 porém deve se consolidar e continuar a ajudar no combate a fome na capital paranaense. Atualmente, o projeto tem atendido cerca de 200 pessoas diariamente realizando a doação de refeições, roupas e materiais de higiene pessoal, de acordo com o padre.  “Dedicamos três dias à entrega do lanche dois dias de atendimentos de assistência social e, nas sextas-feiras fazemos as entregas de roupas e uma vez por mês entregamos o almoço”, explica.

Nos últimos cinco anos, antes mesmo do agravamento causado pela pandemia da covid-19, os dados apontam que mais 3 milhões de brasileiros foram incluídos na lista de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar grave. Segundo dados da ONU, mais de 10 milhões de brasileiros convivem com a fome todos os dias. Iniciativas como o Mesa Fraterna tem sido promovidas pela Igreja Católica em todo país para ajudar a minimizar esta situação.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno