Comunidade

Comunidade São Geraldo e seu trabalho em Tocantins

Como atribuição, os redentoristas dessa comunidade administram a famosa Paróquia São José Operário, no Município de Paraíso do Tocantins-TO.

A Comunidade dos Redentoristas São Geraldo é localizada na cidade de Paraíso do Tocantins, que fica a 75 quilômetros da capital, Palmas. Ela é composta, hoje, por três membros redentoristas: Pe. Domingos Marinho, Pe. José Pereira e Pe. Walteir Gonçalves Magalhães. Por meio da Congregação dos Redentoristas de Goiás e com o apoio da Associação Filhos do Pai Eterno, eles administram ao todo 17 comunidades sendo 12 Comunidades Urbanas contando com a Igreja Matriz (1 Matriz, 7 Capelas e 4 comunidades sem capelas) e 5 Comunidades Rurais.

A Igreja Matriz, conhecida também como Paróquia São José Operário, é a principal igreja da região, portanto, é nela que as atividades são mais concentradas. Ela pertence à Diocese de Cristalândia e foi fundada em 1963, por conta do vilarejo que se formou no local, devido a operários que foram trabalhar na construção da BR-153. O padroeiro foi escolhido exatamente porque na época, grande parte da população que morava ali, trabalhava na obra da rodovia.

A igreja costuma ser bem movimentada. Geralmente, as celebrações são realizadas de domingo a sexta-feira. O local tem uma catequese bem estruturada, pastorais comprometidas em suas atividades e, como atividade maior anual, o grande festejo do Padroeiro São José Operário, que acontece nos meses de maio. No ano passado, por conta da pandemia, as atividades presenciais da paróquia ficaram fechadas por 8 meses. Este ano, novamente elas estão parcialmente interrompidas por causa do agravamento da situação.

Pe. Walteir Gonçalves atualmente é o pároco da Matriz. Ele conta que depois de muitos testes feitos para amenizar os efeitos da pandemia, hoje os fiéis passaram a receber atendimentos em pequenos grupos e também tem acesso a programação online. “A princípio, estamos atendendo caso por caso, como, por exemplo, os batizados. O resto, estamos trabalhando de forma online. Hoje, mantemos duas Novenas do Perpétuo Socorro, online, aos domingos temos também duas missas online e, além disso, fazemos diariamente uma reflexão do dia, também online”, conta o padre.

Com 17 comunidades, as atividades da paróquia São José Operário, além das celebrações da Eucaristia, sempre foram movidas a encontros de grupos e reuniões, mas o objetivo agora é preservar a vida dos fiéis e também dos 11 funcionários que trabalham no local.

“Temos essa preocupação, pois, nosso grupo de igreja é mais idoso. Então, tomamos a decisão para cuidar deles, porque, para um pároco, é muito ruim perder um paroquiano. Por isso, temos que cuidar dos nossos.

Padre Walteir acredita que hoje, um dos grandes desafios atuais para a religião é falar do Evangelho e transmitir a mensagem de Deus em tempos que as pessoas estão muito ligadas a outros valores. “O grande desafio é a comunicação que ajuda a oferecer um caminho da fé, para esse povo que está com fome e sede da experiência de Deus”, conclui.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno