Santuário

Qual o significado da solenidade de Corpus Christi?

Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, fala sobre o evento do calendário cristão católico

Na próxima quinta-feira, dia 3 de junho, a Igreja Católica celebra a solenidade de Corpus Christi. Você sabe o significado da data? O que ela representa para os católicos? Pe. Rodrigo de Castro, reitor do Santuário Sagrada Família, em Goiânia (GO), nos ajuda a esclarecer tais dúvidas.

A data é celebrada 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira, como forma de lembrar o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. De acordo com o religioso, a solenidade é uma manifestação do amor ao Senhor. 

“Jesus já não está entre nós, somente nos Sacrários das nossas igrejas e nos altares onde são celebradas as Santas Missas. Porém, Ele está no Ostensório, pelas ruas das nossas cidades, saindo e tendo a adesão da comunidade, dos católicos celebrando com muita fé e devoção esse dia tão bonito em honra a Jesus, a Hóstia Santa”, explica.

Uma das tradições da data é a confecção de tapetes por onde passa a procissão.  Quando o Senhor entra em Jerusalém, como rei, a multidão colocava na rua folhas de palmeiras, oliveiras e também os seus próprios mantos para fazerem essa reverência a Ele.

“Temos, em cada uma das nossas igrejas, muitas peças bonitas e atrações que nos levam a dar essa dignidade a Jesus. Por tantos motivos, é uma data tão especial para nós, católicos”, ressalta Pe. Rodrigo.

Na Quinta-feira Santa também fazemos memória à instituição da Eucaristia. Vale lembrar que uma celebração não substitui a outra, mas se complementam.

A referência ao corpo de Cristo tem destaque nos textos bíblicos. O trecho principal é aquele que no qual Nosso Senhor instituiu a Eucaristia, com a expressa frase que diz: “Tomai e comei, este é o meu corpo”, fazendo referência ao pão da Eucaristia.

Programação especial

Na próxima quinta-feira, a TV Pai Eterno transmite diretamente de Trindade (GO) a programação especial do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Para conferir, clique aqui.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno