Especial

Romaria 2021 terá formato virtual

O anúncio foi feito em coletiva oficial, com representantes do Santuário Basílica e autoridades políticas

A tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno de 2021 terá o formato virtual. A decisão foi tomada pela direção do Santuário Basílica, em conjunto com as autoridades envolvidas em razão da pandemia que está presente em todo mundo. Em coletiva oficial realizada nesta segunda-feira, 31, o reitor do Santuário Basílica, Pe. João Paulo Santos, falou sobre a decisão de realizar a Romaria virtualmente. “Ano passado fomos pegos de surpresa. Preparávamos uma celebração jubilar por conta dos 180 anos do encontro do medalhão. No entanto, chegamos no ano de 2021 também difícil, quanto à realidade da pandemia. Desta forma, considerando esse cenário e, também, o desejo das pessoas de celebrarem a fé no Divino Pai Eterno que o Santuário anuncia a Romaria Virtual de 2021”, declara.

De acordo com o reitor, é importante salientar que a Romaria mesmo que virtual tem sua relevância na fé dos devotos. “A Romaria virtual é uma modalidade diferente, mas de modo real, vamos permitir as pessoas uma experiencia verdadeira de fé junto ao Divino Pai Eterno. A mensagem desta Romaria, é fruto da experiencia essencial de Deus Pai que quer provocar em casa um de nós, a partir deste Santuário, a fraternidade. Por isso o Tema da Romaria este ano é uma proclamação de esperança: Pai Eterno, diante de vós, somos todos irmãos”, explica.

O reitor reforça ainda que ao longo da novena as reflexões serão fundamentada na encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que trata da fraternidade e da amizade social. “Será uma ocasião para refletir as necessidades e urgências humanas que a pandemia escancarou. Promoção da paz e da justiça, acolhimento do irmão mais frágil, o cultivo da empatia a promoção do dialogo e a cultura do encontro a superação de conflitos e o necessário caminho da reconciliação. Estaremos na busca de uma religião que esteja a serviço da fraternidade, uma nova humanidade por meio da amizade social a prática da hospitalidade e a indispensável política da caridade e a esperança comum”, detalha.

A dinâmica da proposta da romaria virtual, lembrará muito a dinâmica da romaria tradicional de acordo com padre João Paulo, com celebrações especiais diariamente. “Teremos celebrações diárias na Basílica, com o Santo Terço as Santas Missas, Novenas Solenes, um devocionário a São José, além da Novena Solene na Igreja Matriz de Trindade. Todas estas celebrações sem a presença dos fieis com acompanhamento por meio das redes sociais da Basílica e pelos nossos meios de comunicação oficiais”, ressalta.

Para ampliar ainda mais o alcance, o Santuário terá uma parceira também com a Rede Vida de Televisão, a TV Aparecida e da rede Vale Fm de rádios e rádios comunitária Trindade Fm que estarão transmitindo algumas de nossas celebrações.

A presença dos fieis nas celebrações não será admitida por conta das restrições desta pandemia, mas haverá a possibilidade de visitação tanto no Santuário Basílica, como na Igreja Matriz de Trindade. “Será montado uma estrutura para o acesso dos fieis aos pés da imagem do Divino Pai Eterno para os atos de devoção individual. Nossa orientação , portanto, é para que os fieis fiquem em suas casas. Ainda não é tempo de celebrarmos nossa fé todos juntos presencialmente, mas iremos sim celebrar com as possibilidades que os meios de comunicação nos permitem a nossa fé no Divino Pai Eterno”, diz.

O reitor diz ainda que não celebrar a festa como sempre foi tradição, inevitavelmente comove, porém não se pode negar a gravidade de uma crise sanitária mundial. “Sabemos o quanto a fé e a expressão religiosa são importantes na vida de quem  crê, sobretudo em momentos de crises como esse que estamos atravessando. Mas, igualmente, a fé exige de nós compromisso e responsabilidade. Sabemos da proporção que tem a Romaria do Divino Pai Eterno e não queremos e nem podemos promover e incentivar nenhum evento que favoreça aglomeração e, por consequência, a propagação do vírus, colocando a vida das pessoas em risco. Por isso, nossa saudade e nossa dor por não podermos nos reunir para essa festa,  estão em solidariedade e a de de tantas famílias enlutadas pela perda de algum ente querido, as pessoas que estão enfermas, ao cansaço de tatos profissionais de saúde no enfrentamento dessa pandemia”, conclui o reitor.

O pároco de Trindade, Pe. João Bosco diz que é momento de rezar e família. “Nós ficamos comovidos, mas infelizmente, a vida está em primeiro lugar e não podemos realizar, mais esta vez, a Romaria com a presença do público, não deixando realiza-la na casa de todos. Por isso, nós, missionários redentoristas, estamos realizando um grande trabalho de comunicação para que todos possam acompanhar esse momento de fé de suas casas. Ninguém ficará sem as bênção o Divino Pai Eterno. Pedimos encarecidamente, permaneça em casa. É momento de rezar em família, transformar nossa casa nessa igreja viva” salienta o pároco.

Autoridades

As autoridades presentes na coletiva também reforçaram a importância da Romaria ser virtual para evitar aglomerações e salvar vidas. O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado,  disse que o Estado dará suporte na fiscalização e orientação quanto a aglomerações e reforçou  pedido de distanciamento social. “Quero fazer um agradecimento especial de todos os envolvidos na organização da festa pela sensibilidade de vir até mim e saber o que é melhor, o que podemos fazer de forma conjunta, a salvar vidas. Esse é o ponto que deve calar forte no coração de todos nós. Pedimos a compreensão, peço a solidariedade de todos nesse momento. Sou católico praticante teremos ai uma forma virtual de acompanhar, receber as bênçãos.  Um evento como esse estaremos colocando risco as pessoas, mesmo os vacinados já que a vacinação não garante 100% e hoje estamos com 87 da ocupação de leitos. Vamos poder sim exercer a nossa fé e acompanhar tudo de forma virtual e que possamos acompanhar de casa. Pedimos por favor”, diz o governador.

O secretário estadual de saúde, Ismael Alexandrino também reforçou o pedido dos padres e governador e parabenizou a igreja pela decisão da romaria Virtual. “É bom perceber a sensibilidade da igreja. A gente sabe a importância da fé para os brasileiros, mas sabemos do desafio que é lidar com a pandemia, sabemos o tamanho dos números. Não concluímos a segunda onda e os números estão aumentado chegando à casa dos 87% de leitos de UTI. Essa romaria virtual nunca tínhamos feito isso, mas estamos aprendendo essa nova forma de viver, e dessa forma, nós da saúde  ficamos mais tranquilos”, pondera Ismael Alexandrino.

Medidas preventivas e de segurança

O prefeito Trindade, Mardem Júnior, disse que, desde que esse assunto foi tomando os dias, a prefeitura tratou de buscar alternativas afim de colaborar com a situação atual. Dessa forma, em conjunto com o Governo do Estado, a cidade de Trindade está preparando uma força de segurança e um decreto especial para os dias da Romaria. “Teremos a proibição da entrada de caravanas na cidade. Teremos também a Proibição de qualquer evento aberto ao público, proibição do comercio de ambulantes, nosso decreto vai ter a proibição de qualquer tipo de barracas comerciais e ações de fiscalização por toda a cidade. Serão ao todo seis barreiras sanitarias nas entradas da cidade para evitar que aconteça aglomerações. Nosso único objetivo é salvar vidas. É doído, mas não tem tristeza maior do que a perca de um ente querido. Graças a Deus tempos a possibilidade de usar a tecnologia para levar a mensagem a todos os devotos do Divino Pai Eterno”, conclui.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno