Andamento

Saiba a importância da topografia na Obra do Novo Santuário

A topografia é responsável pelo alinhamento de toda a estrutura da obra

A Obra do Novo Santuário passa por várias etapas. Cada atividade é feita em detalhes e possui sua importância para que o trabalho seja executado com sucesso. Uma das atividades essenciais dentro do processo de obra é a topografia. Ela é a responsável por alinhar toda a estrutura. Segundo o topógrafo, Renato Gercino o papel da topografia é de fundamental importância. “Dentro de uma obra civil, somos os primeiros a chegar e os últimos a sair, pois conferimos os limite da área e fazemos uma analise de terreno para os engenheiros e arquitetos iniciarem seus trabalhos”, explica.

Hoje, dentro da Obra do Novo Santuário  o trabalho realizado é o da verticalização com pilares e vigas. “Nossa responsabilidade é de marcar a saídas dos pilares e deixar eles retinhos. Como eles são muito grandes, os pedreiros não conseguem fazer eles com aquele prumo convencional pela altura, então utilizamos um equipamento específico para deixar eles aprumados.”, diz. 

O topógrafo Renato diz que o segredo desse trabalho é atenção. “Temos um grande inimigo que é o calor, pois o nosso equipamento é fundamentado no tempo em que a luz vai e volta  então a vertigem do sol atrapalha o equipamento. Então temos que esperar baixar o calor, o sol para fazermos as medidas corretas’, revela.

Hoje, o trabalho dentro da obra está sendo realizado em três etapas., de acordo com Renato. ” Nós primeiro marcamos o local da forma, depois da carpintaria organizar a forma, a gente dá o prumo. Após isso vem a concretagem e ai chegamos para refinar e conferir esse prumo”, conta.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno