Notícias

“Pedimos que os romeiros fiquem em casa”, afirma reitor da Basílica do Divino Pai Eterno

Em coletiva, na manhã desta quarta-feira, 23, Pe. João Paulo e o prefeito de Trindade, Marden Júnior, deram detalhes da Romaria Virtual 2021

Foto: Prefeitura de Trindade

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 23, foram divulgados mais detalhes e orientações sobre a organização da Romaria Virtual 2021. Com início na próxima sexta-feira, 25, a Tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno será realizada de forma virtual, com transmissões ao vivo pelos meios de comunicação até o dia do encerramento no domingo, 4 de julho.

De acordo com o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, Pe. João Paulo Santos, tudo foi pensado para que, mesmo de casa, o romeiro possa sentir e professar a sua fé. “Por conta da pandemia , vamos trabalhar e realizar a Festa de acordo com a orientação das autoridades sanitárias e decretos municipais vigentes, que orientam para que o Santuário Basílica fique fechado e que cada romeiro transforme sua casa em uma extensão do Santuário Basílica. Vamos intensificar os momentos de oração na TV, rádio e internet, que vão substituir momentos como a Alvorada, a Procissão; e teremos transmissões das principais missas que seriam presenciais, que sempre marcaram a nossa programação. Todas com cobertura nacional ”, pontuou.

Ainda segundo o reitor, a Romaria Virtual não pode ser entendida como algo falso ou irreal. “Sabendo da gravidade da crise sanitária que estamos vivendo, estamos insistindo para que as pessoas fiquem em casa e que isso seja uma experiência verdadeira de manifestação da fé e devoção ao Pai Eterno. Não podemos confundir Romaria Virtual com algo irreal, ou não verdadeiro. Queremos que o romeiro viva a experiência de uma forma diferente, mas real. Dentro da perspectiva religiosa, nós temos o caminho espiritual e não somente o caminho geográfico, portanto cada um de sua casa, pode fazer o caminho espiritual, em comunhão de coração, graças aos meios de comunicação”, ressaltou Pe. João Paulo.

Foto: Prefeitura de Trindade

Em relação às promessas que os romeiros têm o compromisso de pagar, o padre ressaltou que elas podem ser adiadas. “A Igreja de forma geral, não só aqui em Trindade, mas, com orientação do Papa Francisco, tem insistido para que essas promessas sejam adiadas neste tempo de pandemia. Portanto, se alguém fez uma promessa, como por exemplo, os carreiros que sempre trazem doações para a Vila São Cottolengo, pedimos para que esperem passar este momento e, creiam,  o Divino Pai Eterno saberá reconhecer o coração generoso de cada uma dessas pessoas. Pedimos que se cuidem. Cuidemos uns dos outros e não coloquemos em risco a vida de ninguém”, concluiu o padre.

O prefeito Marden Júnior falou sobre a organização da Prefeitura para os dias de Festa: “As barreiras sanitárias estão sendo montadas e na sexta-feira estarão funcionando com a função orientativa e restritiva. Teremos toda a nossa equipe de vigilância em saúde, fiscalização de postura e apoio de parte do pessoal da parceria com o Governo do Estado, Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros. Preparamos cartilhas orientativas para as pessoas, cartão informativo sobre o que pode, o que não pode na cidade. Grupos de caravanas, ônibus estão proibidos, pelo decreto, de entrar na cidade”, afirmou.

Segundo o prefeito, quem vier a pé, ao chegar à cidade, receberá informações do que estará aberto e fechado. “Não vamos proibir a entrada de pedestres, porém serão orientados quanto às permissões na cidade. Estamos fazendo um trabalho de conscientização para que as pessoas respeitem a vida neste momento tão difícil e realmente não venham à Trindade. Temos a parceria com o Governo do Estado, PM, PFR, para que esses devotos que insistirem em vir sejam abordados, monitorados dentro da cidade”.

Além disso, o prefeito ressaltou que as  igrejas menores da cidade serão fiscalizadas para evitar aglomerações: “Temos a Basílica, Matriz e Igreja do Pe. Pelágio que são as igrejas mais movimentadas na cidade, na Romaria, e estarão fechadas. Mas, nas outras, a fiscalização será intensa, para não ter, de fato, nenhum tipo de aglomeração. O comércio também terá restrições, restaurantes trabalharão somente com delivery”.

Saiba mais: 

Foto: Prefeitura de Trindade

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno