Atendimento

“Não haverá fila para beijamento”, diz reitor do Santuário do Pai Eterno

Confira entrevista realizada com o Missionário Redentorista, Pe. João Paulo Santos

Em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira, 25 de junho, o reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), o Missionário Redentorista, Pe. João Paulo Santos de Souza,  disse que é com sofrimento que ele anuncia não existir condições sanitárias para momentos de piedade pessoal diante da imagem milagrosa, na Basílica. Confira:

Na Romaria deste ano, o devoto poderá realizar momentos de piedade pessoal na Basílica de Trindade?

Estamos empenhados em anunciar e vivenciar o tema da festa deste ano: “Pai Eterno, diante de Vós, somos todos irmãos” e isso nos leva a tomar decisões muito duras para cada um de nós que somos romeiros do Pai Eterno. Pelo compromisso radical com a saúde dos irmãos e irmãs, não poderemos admitir nenhum pretexto para aglomeração no interior da Basílica. Essa decisão nos deixa em profundo sofrimento, porque essa é uma casa de todos. Essa pandemia, no entanto, está nos mortificando todos os dias. E, nesses dias da romaria, o número de contaminações está explodindo em várias partes e isso nos leva a um recolhimento ainda maior. É preciso ficar em casa, o quanto possível. No interior da Basílica, fora dos momentos da celebração, com distanciamento e máscara, por momentos breves, alguém poderá rezar, mas não mais do que isso, infelizmente. Desse modo, não incentivamos a ninguém a vir a Trindade. Vamos adorar o Pai Eterno, no interior de nossas casas e no ambiente dos nossos corações.

A fila do beijamento que é tradicional e cada pessoa pode passar e seguir o caminho também não será permitida?

Repito: com o coração adolorado, precisamos dizer que não. O beijamento da fita é um gesto tradicional e cheio de significado espiritual, mas para realizá-lo as pessoas precisam tocar em corrimões, se aproximar umas das outras, tocar numa fita. Tudo isso não pode ser realizado nesse momento grave da pandemia. Rezamos ao Pai Eterno, com toda a nossa fé, para que tenhamos vacina para todos e saiamos desse momento duro da nossa história. Logo, com a força da imunização e a volta da segurança para gestos e encontros comunitários poderemos voltar a frequentar a fila do beijamento e prestar nossa singela homenagem ao Pai Eterno diante de sua imagem milagrosa aqui em Trindade.

A romaria deste ano fica mais fraca com tanta restrição?

Não para nós que temos fé no Pai Eterno. A romaria deste ano é diferente, mas cheia de luz e de encanto. Estamos mobilizando toda a equipe missionária que serve ao povo numa romaria presencial. Estamos trabalhando dobrado na preparação das celebrações, nas orientações sobre o cuidado sanitário. É uma romaria toda especial. A tecnologia veio em nosso socorro. O romeiro do Pai Eterno não ficará sem nenhuma das celebrações que ele tradicionalmente participou nos anos antes da pandemia do coronavírus. A TV Pai Eterno e as Redes Sociais do Santuário e da TV estão disponibilizando todo o movimento evangelizador desses dias aqui em Trindade. Ficando em casa, estando no trabalho, andando de carro ou em qualquer outro ambiente que o romeiro se encontrar, ele poderá se unir a nós e celebrar os grandes mistérios da nossa fé fortalecendo a nossa vida em tempos tão difíceis como esses dos nossos dias.

Leia mais:

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno