Notícias

Virtual: uma Romaria ao contrário

O Santuário vai até a casa do devoto do Pai Eterno

Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai à Maomé” é um dito do Islamismo, dos muçulmanos, mas muito conhecido no meio do povo cristão e usado por pessoas de fé católica. Ele retrata o que está acontecendo esse ano com a Festa de Trindade. O movimento normal, antes da pandemia, era do romeiro do Pai Eterno que tomava a decisão em suas casas e caminhava em direção à Trindade, 18 quilômetros de Goiânia, capital de Goiás. Agora, já é o segundo ano que a caminhada é contrária. É o Santuário que toma a decisão de ir ao encontro do devoto em suas casas por meio da TV e das redes sociais.

As exigências sanitárias, muito justas e profundamente coerentes com esse momento de pico das infecções e do número de mortos pela Covid 19, doença provocada pelo coronavírus, impediram que os romeiros do Pai Eterno que celebram a sua fé, há 181 anos, pudessem vir a Trindade. Diante dessa situação, os missionários redentoristas, em nome da Arquidiocese de Goiânia, organizadores da Romaria desde 1894, tiveram que lançar mão de canais de comunicação para levar a festa de Trindade para cada família de devoto em todo o País. Neste sentido, a Romaria deste ano pode transpor a marca do recorde de presença de pessoas nos anos anteriores à 2020.

Virtualmente presentes, os romeiros poderão participar das celebrações dos nove dias da novena preparatória, iniciada nesta sexta-feira, 25 junho e que se estenderá até o dia 4 de julho e da festa propriamente dita que se celebra no primeiro domingo do mês de julho. Os mais devotos não perderão nenhum lance da movimentação de evangelização com uma programação que divide celebrações no antigo santuário, hoje paróquia do Divino Pai Eterno e o Santuário Basílica. Os redentoristas tiveram o cuidado de preservar os horários tradicionais conhecidos pelos romeiros que é acostumado com a romaria presencial.

A TV Pai Eterno, instrumento de evangelização do Santuário de Trindade, mantida pela Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), está presente em todos esses momentos da romaria virtual com suas câmeras e cinegrafistas. Além de levar as celebrações com todos os seus detalhes, a TV Pai Eterno também se preparou para realizar uma série de programas especiais em sintonia com o tema da romaria deste ano: “Pai Eterno, diante de Vós, somos todos irmãos”. Haverá entrevistas com pessoas representando a Igreja em todo o Brasil, especialistas, teólogos e devotos do Pai Eterno.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno