Notícias

Sacristia na Romaria

Lugar de preparação dos celebrantes

Que lugar é aquele de onde os padres saem para a celebração na igreja e para onde eles voltam quando termina? Chama-se Sacristia. No Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), a Sacristia é ampla e bem organizada para guardar vestes dos ministros do culto, os paramentos litúrgicos e todos os outros objetos necessários para a Liturgia. Neste ano de 2021, mesmo sendo uma Romaria Virtual, a Sacristia continua sendo um espaço frequentado como nas Romarias presenciais.

Em Trindade, durante as festas presenciais, muitos devotos se aglomeravam na porta da Sacristia com um ar de certo mistério. Parecia até que se tratava de um lugar onde não se podia entrar. A restrição de entradas, durante o movimento da festa, é feita por causa do necessário clima de recolhimento e de organização que a sacristia precisa ter, mas é um lugar como outro da Basílica que, em princípio, poderia ser frequentado por qualquer devoto. Não há nada lá que o devoto já não conheça.

Na Romaria Virtual deste ano de 2021, a Sacristia continua, nos horários das celebrações, sendo um espaço cheio de gente e, claro, todos os cuidados, protocolos sanitários em relação à Covid-19 são respeitados. Lá ficam os colaboradores do Santuário que cuidam das alfaias, ou seja, os objetos usados na liturgia da missa. Lá também circulam os acólitos que servem o altar. Na Sacristia também costuma ficar os sacerdotes que se preparam para a celebração, antes de se paramentarem. Isso sem falar nos passantes que querem entrar na igreja vindos da copa da Basílica.

Ainda que não tenha a presença do povo e as celebrações sejam realizadas às portas fechadas, o capricho com a Liturgia não diminui em nenhum detalhe e as novenas recebem um tratamento solene de forma que a sacristia se torna um lugar muito movimentado em todos esses dias que antecedem a Festa do dia 4 de julho.

No centro da Sacristia da Basílica do Pai Eterno há um Crucifixo. Depois das celebrações eucarísticas, quando os concelebrantes se reúnem em torno do presidente, ele olha para o Crucifixo e diz, em latim, “prosit”, ou, em português, “bendigamos ao Senhor”. É, informalmente, a autorização para que todos possam tirar os paramentos.

Os armários e guarda-roupas lotados dão um peso ao ambiente e não faltam espelhos grandes para que os celebrantes possam conferir a fachada depois de paramentados.

ESCLARECENDO

Existem duas expressões relacionadas a palavra Sacristia que merece uma nova visita. Uma primeira, bem conhecida dos brasileiros é “lugar de padre é na Sacristia”. Na frase, a palavra é usada de maneira a ajudar pessoas que não admitem que sacerdotes se manifestem em situações políticas. Um modo pejorativo. Uma segunda expressão, não tão comum como a primeira, é aquela usada por pessoas que tem horror a quem frequenta muito as igrejas e são considerados beatos: “ratos de Sacristia”. Também pejorativo, uma vez que não faz justiça às pessoas que são mais comprometidas e profundamente ligadas à Liturgia e à vida da Igreja.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno