Notícias

Santo Café: como exercer a empatia e promover o diálogo

Psicóloga Jaqueline Salles Trindade falou sobre a importância de se colocar no lugar do outro

A Romaria Virtual chega ao quarto dia e, nesta segunda-feira (28), o tema é “Para promover diálogo e cultura do encontro”. Por isso, o quadro Santo Café, do programa Aqui em Casa, recebeu a psicóloga Jaqueline Salles Trindade para falar sobre o assunto.

Ela começou definindo a palavra “empatia”, tão necessária para que haja diálogo e respeito ao próximo. “De uma forma bem simples, empatia refere-se à capacidade de se colocar no lugar do outro. É sentir como o outro sente. É quando não estamos preocupamos em apenas dar nossa opinião”.

Segundo a especialista, quando se fala em diálogo, devemos estar abertos a ouvir verdadeiramente o outro. “É preciso respeitar o que o outro está dizendo para depois demonstrarmos nosso ponto de vista.  Se apenas um fala, torna-se um monólogo. Empatia também é sobre isso”, reflete.

Tempos atuais

Jaqueline complementa que, atualmente, estamos vivendo um momento de muitas informações, o que acaba gerando situações estressantes. Como consequência, acabamos descontando no próximo. Por isso, ela orienta que precisamos trabalhar essa questão diariamente.

“À medida que nos atentamos à nossa forma de expressar, vamos desenvolvendo as relações interpessoais e ampliando nossa vida social. Nem sempre é fácil, mas deve ser algo ensinado desde a infância, pelos responsáveis, e aprimorado ao longo da vida. Só assim teremos a capacidade de viver em harmonia em sociedade”, finaliza.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno