Notícias

Padre João Paulo fala sobre a celebração da fé em tempos de pandemia

O missionário redentorista explica que a a fé está

 

A Celebração da fé tem sido um desafio para os Romeiros e devotos do Divino Pai Eterno, que, mais um ano, precisaram se adaptar para acompanhar a Romaria, de forma virtual. Essa é uma de tantas mudanças que a pandemia trouxe para as pessoas, que descobriram novos caminhos, a partir dessa crise sanitária mundial. Diante disso, a fé precisou estar ainda mais forte, pois, a presença de Deus se fez mais essencial na família, e na vida das pessoas. Porém, rezar virtualmente e fortalecer a fé diante da dor, é sempre um desafio. 

Para falar sobre isso, o apresentador do Programa Ponto 3, Marcus Túllius, conversou com o reitor do Santuário Basílica, Pe. João Paulo Santos. O Missionário Redentorista é formado em filosofia e teologia, com especialização em cinema e educação. Além disso, é mestre em Sagradas Escrituras e doutorando na mesma área, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Pe. João Paulo falou um pouco da fé, da responsabilidade dos cristãos, das adaptações diante à pandemia, da Romaria 2021 e do trabalho dos Missionários Redentoristas.

Veja um trecho da entrevista:

Como vivenciar a fé em tempos de crise?

Essa é uma pergunta fundamental, nestes tempos de pandemia e de crises das mais diferentes naturezas. Por que o sofrimento? Muitas vezes pensamos que, ter fé significa estar protegido de qualquer tipo de dificuldade, de limitação. Mas, se nós olharmos para a história do povo de Deus, a própria dimensão da fénasceu em momentos de crisesRecordemos aqui das experiências dos israelitas no Egito e, posteriormente, no deserto. Em tempos de crises é que eles perceberam que não estavam sozinhos, que tinha um Deus que os acompanhavae foi exatamente por causa da presença de Deus na história, que eles puderam fazer toda caminhadaÉ fato que o deserto é um lugar rígido, difícil, exigente e cheio de provaçõesporém, pelo fato de manter a fé em Deus, eles conseguiram fazer a travessia. Parafraseando Paulo aos Romanos. “Nós nos gloriamos também nas tribulações” porque a tribulação gera a paciência. A paciência gera a constância, a constância gera a esperança e a esperança não decepciona, porque Deus, em seu espírito, derramou o seu amor em nossos corações. Então é muito importante termos esta consciência. Crer em Deus não nos coloca fora das situações de limitações e dificuldades. Ao contrário, nos ajuda a passar pelas dificuldades, sem perder a serenidade, sem desanimar e sem desistir.

Como podemos serenar nosso coração diante desses sentimentos que a gente acha que nos distanciam de Deus?

Geralmente, quando passamos por momentos difíceis, tais como esta pandemia, questionamo-nosonde está Deus, ou, o porquê do silêncio de Deus. Sem falar de temáticas mais complexas, sobretudo àquelas que relacionam a pandemia como sendo um castigo do Pai Eterno. Acerca disso, é possível mencionar duas observações. A primeira diz-se da falta de fé na misericórdia de Deus. Como pode Deus, misericordioso, fazer o mal para que pessoas inocentes sofram? A segunda é quando nos isentamos de qualquer responsabilidade. É um problema da humanidade e nós devemos enfrentar para superar. Ainda é possível observar que, não basta dizer que temos fé, somente afirmando que Deus existe. Isso é pouco. A fé é adesão pessoal a Jesus Cristo e ao seu projeto, e isso deve nos levar, também, a viver como Jesus viveu, enfrentando as crises, mas, sem perder a serenidade.

Confira a íntegra da entrevista:

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno