Especial

Laudato Si’: Papa convida cristãos para uma relação saudável com o Planeta

Novo quadro do programa Aqui em Casa aborda importância das práticas sustentáveis

Em sua Encíclica Laudato Si’, assinada em maio de 2015, o Papa Francisco fez um forte apelo, que nos convida a olhar com cuidado para o Planeta Terra. Na obra, ele apresenta ideais sociais para uma ecologia integral, consumo consciente e desenvolvimento sustentável. 

Em atendimento a esses escritos, o programa “Aqui em Casa” estreou o quadro Laudato Si’, com o objetivo de mostrar pessoas, empresas e organizações, que utilizam ferramentas e recursos sustentáveis. 

Para introduzir o assunto e falar sobre a sua relevância, a atração recebeu a socióloga Márcia Maria de Oliveira, assessora da Cáritas Brasileira e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil). Segundo ela, a Encíclica Laudato Si’ é considerada uma das mais importantes do Santo Padre, por isso é fundamental discuti-la e propagá-la aos cristãos. 

“O Papa faz um grande apelo a partir dela. Logo no início, ele diz que se inspira no legado de São Francisco de Assis, considerado o mentor da ecologia integral. Além disso, o Pontífice se mostra atento aos problemas ambientais da atualidade e nos oferece alternativas para enfrentá-los”, explica Márcia. 

Transformação 

Ela acrescenta que, por meio da Encíclica, somos levados a repensar nosso modo de vida e o atual modelo de sociedade. “Neste contexto, entra uma série de desafios, que o Papa chama de conversão ecológica, que é a transformação profunda daquilo que somos na sociedade, em vista de um bem comum, que é o Planeta Terra”. 

A socióloga ainda destaca que as práticas sustentáveis sugeridas por Francisco, nos aproximam de Deus, por isso devemos exercê-las.  “Diante do pedido, devemos olhar para a teologia da criação e retomarmos a nossa relação de cuidado com o Planeta. Um cuidado de proteção, carinho, amor, como quem cuida de uma semente, para que ela brote cheia de vida”, finaliza Márcia.

Confira abaixo a entrevista completa:


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno