Notícias

Curiosidades sobre a Arte Sacra da Igreja Matriz de Trindade

O Santuário Velho, primeira Casa do Pai construída em Trindade, foi inaugurado em […]

O Santuário Velho, primeira Casa do Pai construída em Trindade, foi inaugurado em 1912. A Igreja foi levantada sob a direção do Missionário Redentorista Pe. Antão Jorge Hakcenbauer. Como os recursos eram escassos naquela época, a Igreja Matriz foi toda construída em adobe – uma espécie de tijolo rústico, feito da mistura de barro e palha de arroz. Em 2012, quando completou 100 anos, o Santuário foi reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Iphan. Passou por restauração, e é este tesouro que conta a história de fé do povo do Brasil Central.

A construção da Igreja contou com a colaboração de alguns irmãos alemães, que vieram nas primeiras turmas para morar em Trindade. De acordo com o Missionário Redentorista, Irmão Ueuber Filho, eles já viram a necessidade de entalhar altares em Trindade. Foi quando construíram o altar mor da Igreja Matriz. 

A Igreja conta hoje com o altar principal e os laterais, ambos compostos de uma arte sacra bonita e especial, daquela época em que a Igreja foi construída. Segundo Ir. Weuber, cada detalhe foi pensado especialmente para compor a Igreja. “Temos o altar mor com Nossa Senhora da Conceição, São José e com São Miguel, que é o guardião desse Santuário, no intuito de cuidar da devoção e dos fiéis, que vierem até aqui. Temos os altares laterais, com a devoção da Congregação, Santo Afonso, São Geraldo e São Clemente. E temos um outro altar com as devoções do povo regional da época. São Antônio, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que temos o apostolado da oração. São imagens que vieram da Alemanha e que residem aqui hoje”, conta.

Segundo o Missionário Redentoristas, são esses detalhes que fazem da Igreja Matriz, um Santuário únicotão simbólico e especial. “O povo vem, reza, faz as orações e gosta de ver no presbitério, devoções que temos, os fiéis gostam de ver a Igreja decorada e o santo deles. Faz parte da nossa crença, da devoção popular”


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Floriano Vieira da Silva
    11/7/2021 - 10:07:14

    Espero estar vivo até o final da pandemia de COVID19 e visitá-la

  • TV Pai Eterno

    MATÉRIAS RELACIONADAS



    Faça parte desta família

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno