Redentoristas

Seminário Redentorista Padre Pelágio: formação espiritual e humana

Unidade da Congregação do Santíssimo Redentor recebe importante apoio da Nova Afipe

Um lugar voltado para o discernimento, aprendizado e preparação de jovens que optam por seguir o caminho religioso. Assim pode ser definido o Seminário Redentorista Padre Pelágio, em Trindade (GO), inaugurado em agosto de 1995. Atualmente sob a direção do Pe. João Otávio Martins, o local conta, hoje, com 11 seminaristas que desejam se tornar missionários redentoristas na Província de Goiás.

O formador do Seminário, Fr. Kevyn Freitas, explica que há duas etapas de formação: o aspirantado e o propedêutico. O primeiro corresponde aos jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio, no Colégio Estadual Padre Pelágio, e ingressam no local. Já a etapa do propedêutico é para os jovens que ingressam com o Ensino Médio completo. Contudo, as etapas são feitas em conjunto.

A formação, que varia de um a três anos, traz ensinamentos sobre a Bíblia, vida religiosa, catecismo, espiritualidade geral e redentorista, música, gramática e língua portuguesa, liturgia, história geral e da Igreja, além de estudos específicos para o vestibular. Depois disso, o jovem vai para o postulantado, etapa em que ele cursa a faculdade de filosofia, que, com a reestruturação das Províncias, hoje acontece na cidade de Fortaleza (CE).

Apoio

A Congregação do Santíssimo Redentor, que recebe uma ajuda gratificante da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), custeia financeiramente todas as etapas de formação. Com esse apoio, o Seminário oferece o essencial para a formação dos futuros missionários redentoristas.

Fr. Kevyn Freitas acrescenta que, no âmbito pastoral, os seminaristas ajudam as comunidades circunvizinhas do Seminário, além da Igreja do Santíssimo Redentor, conhecida como Igreja do Padre Pelágio. Eles colaboram com as lideranças das comunidades, vivendo e rezando com o povo.

Para ele, é gratificante contribuir para a formação destes jovens. “Ser formador é acreditar no futuro deles. Nosso objetivo é formar padres e irmãos comprometidos com a Congregação, dando continuidade a uma missão tão grandiosa. Oferecemos uma formação séria, que se preocupa com o caráter humano e espiritual de cada um deles”, finaliza o religioso.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno